Notícias

Vereador defende revisão do plano diretor da cidade

publicado em 22 de março de 2013

O vereador Thiago Silva (PMDB) apresentou indicação cobrando a revisão do Plano Diretor da Cidade, pautando o reordenamento habitacional e industrial da cidade, a questão caótica da mobilidade urbana, a garantia da existência de espaços destinados a parques tecnológicos e para a prática de lazer contemplativo e recreativo.

Com a chegada do terminal ferroviário, segundo o vereador, surge a necessidade de revisão do Plano Diretor, analisando os impactos econômicos e sociais que a cidade terá para os próximos anos. “Este debate tem que ser agora, caso contrário iremos continuar com medidas paliativas e com os riscos da proliferação de bolsões de pobreza em torno do terminal ferroviário. Além disto, temos a necessidade urgente da duplicação da BR-163 no trecho compreendido do terminal ferroviário até o perímetro urbano”, ressalta Thiago Silva.
“Precisamos fazer um reordenamento das áreas habitacionais em nossa cidade, priorizando não só a moradia, mas também atentando para as condições mínimas de saúde, educação e infraestrutura”, acrescenta o peemedebista.
Para o vereador, a questão da mobilidade urbana e trânsito compreende a construção de um sistema que garanta e facilite aos cidadãos – hoje e no futuro – o acesso físico às oportunidades e às funções econômicas e sociais da cidade. “Defendo que a mobilidade seja centrada nas pessoas que transitam e requer a satisfação individual e coletiva de atingir os destinos desejados. E nosso dever, como legislador, é trabalhar para a reordenação do nosso trânsito e priorizar a cidade para os cidadãos”.
ZONA AZUL
Thiago Silva também defende a instalação da Zona Azul, juntamente com a construção de pontes e de corredores alternativos, remodelação das praças para comportar mais carros e calçadões populares, ele acredita que ajudará a resolver o problema do trânsito, principalmente na área central.
O intuito da indicação, de acordo com o parlamentar, também é abrir o debate sobre a política industrial local, principalmente na agregação de valor às matérias primas produzidas na região. “Com a expansão do aeroporto e a instalação do terminal ferroviário, esse assunto torna-se de premente necessidade, pois acentuando a globalização acentua-se também o fluxo da nossa matéria prima”.
O vereador ressalta ainda que é preciso considerar nossa vocação como principal polo de serviços da região, principalmente na área do ensino superior, com políticas voltadas para a pesquisa, geração de novas tecnologias e inovação, passando a ser exportadores de tecnologia. “Rondonópolis tem capacidade não só de ser um polo acadêmico, como já é, mas também pode ser reconhecido como um polo tecnológico”, analisa.
Thiago Silva ainda defende a necessidade de uma cidade mais sustentável, por isso vê como prioridade na revisão do Plano Diretor a determinação de prazos para implantação da usina de reciclagem de resíduos sólidos, a conclusão da rede e tratamento do esgoto, a preservação das nascentes dos rios e a revitalização das praças e jardins municipais.

Publicado no Jornal A Tribuna – 17/03/11

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.