Notícias

Vereador propõe criação de pólo tecnológico na cidade

publicado em 2 de junho de 2014

DSC07923O vereador Thiago Silva (PMDB) está propondo, por meio de uma indicação à Prefeitura de Rondonópolis e ao Governo do Estado, a criação do Pólo Tecnológico da Região Sudeste de Mato Grosso, com sede no município. De acordo com o vereador, um pólo tecnológico vai agregar mais valor à produção local e incrementar ganhos na economia. Além disso, ampliará a base econômica da cidade que poderá deixar de ser dependente da agricultura para se diversificar em setores como o automotivo, têxtil, metalúrgico, alimentício, farmacêutico, telecomunicações, eletroeletrônicos, informática, química fina, mobiliário e cerâmica.

“A região Sudeste de Mato Grosso tem potencial para se transformar em um grande centro de indústrias inovadoras e não poluentes. Apesar de abrigar o maior terminal ferroviário da América Latina, Rondonópolis ainda é tímido em projetos e programas permanentes de capacitação tecnológica e fomento da pesquisa e ciência. A criação deste pólo tecnológico visa, principalmente, a geração de oportunidades e empregos, com o desenvolvimento mais acelerado das atividades produtivas e com a geração de postos de trabalho pelo surgimento de novas empresas”, externa o autor do projeto.

Conforme o peemedebista, a indicação tem o objetivo de provocar a articulação e o intercâmbio das ações do poder público e da iniciativa privada, nas áreas de ciência, pesquisa e tecnologia, aplicadas às atividades industriais da região, além de incentivar o desenvolvimento científico, a pesquisa e a capacitação tecnológica das atividades ligadas à indústria.

“Precisamos criar um parque tecnológico, onde empresas produtoras de tecnologia possam se instalar em Rondonópolis, produzindo chips e tecnologia de ponta. A cidade não pode permanecer com uma economia dependente das cotações internacionais como a agricultura. Precisamos gerar valor à matéria prima produzida em nosso estado”, avaliou.

Na indicação, Thiago Silva propõe a criação de um ambiente único com empresas de base tecnológica e organizações empresariais e científicas. O vereador ainda sugere o aproveitamento dos alunos oriundos da expansão universitária para produzir mais mão de obra qualificada. “Nosso objetivo é agregar valor à produção local, diversificar a economia através do fomento à ciência e à tecnologia, e isso será possível com a criação de um polo de empresas de base tecnológica”, argumenta o parlamentar.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.