Notícias

Mercadistas e vereadores se reúnem para discutir lei das filas

publicado em 29 de julho de 2014

a64f81cde3a44fdeb8034deaaf488b1e_112O Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis e representantes dos grandes supermercados da cidade se reuniram com vereadores para discutir a lei que limita o tempo para atendimento dos clientes nos estabelecimentos. A reunião aconteceu na manhã dessa terça-feira, 29, na sede da entidade e os empresários pediram a revogação da lei aprovada recentemente.

O vereador Thiago Silva (PMDB), autor do projeto, esteve presente na reunião e reafirmou que existem reclamações recorrentes contra o tempo de espera para atendimento nos mercados e defendeu a necessidade de uma solução para diminuir esse tempo de espera. “Donas de casa e cidadãos de um modo geral têm nos procurado para reclamar, principalmente dos hipermercados, afirmando que ás vezes chegam a ficar até mais de hora na fila dos caixas para serem atendidos. Então, nós precisamos dar um jeito de melhorar essa questão do atendimento”, defendeu.

Ainda segundo Silva, após ouvir a posição dos empresários, pretende prorrogar de 60 para 120 dias o prazo para o início da aplicação da lei, para ter prazo para discutir o assunto com mercadistas e consumidores. “Nós não podemos fugir da responsabilidade e temos que levar adiante essa demanda da sociedade e queremos discutir para melhorar a lei, aumentando o prazo de 15 para 20 minutos, em dias normais, e para 30 minutos em dias de maior movimento. O que esperamos é que os mercadistas apresentem propostas para diminuir o tempo do atendimento, pois o consumidor já trabalha, muitas das vezes vai ao mercado depois do trabalho, já exausto, e tem que perder ali um tempo que poderia estar com sua família ou descansando. Queremos encontrar uma solução que atenda aos dois lados”, completou.

Por seu lado, o presidente da entidade que representa os empresários, Almir Batista de Santana, afirma que a entidade entende que existem reclamações dos consumidores, mas ele diz considerar a lei desnecessária. “O comércio é feito de fluxo, há horários de pico e nós temos que nos precaver para isso, o que o comércio já faz. Hoje o comércio já tem um quadro inchado de funcionário e lei precisa ser flexibilizada, pois a preocupação (com as longas filas) existe, mas não é só com o comércio varejista, mas de modo geral. Achamos que o poder público também tem que dar uma melhorada no lado deles. Hoje se você for tirar uma guia ou certidão na prefeitura você perde tempo demais. Então, nós estamos pedindo a suspensão em definitivo da lei”, defendeu.

Apesar da fala, o empresário reconhece a necessidade de alguns comércios aumentarem o número de funcionários e caixas abertos para diminuir o tempo de espera dos clientes. “Entendemos que o comércio de um modo geral já paga muito caro e nós temos a preocupação em atender bem aos nossos clientes. Acredito que conversando bem com os vereadores podemos chegar a um termo que leve a um atendimento melhor para os clientes, mas sem prejudicar o empresário, até por que as reclamações não são contra todos os mercados. Mas entendemos que atacadsitas como o Assaí e o Atacadão precisam colocar mais dois ou três caixas rápidos para diminuir esse tempo de espera”, concluiu.

O projeto de lei do vereador Thiago Silva foi aprovada e sancionada recentemente e prevê que o cliente seja atendido na rede mercadista em até 15 minutos, nos dias normais, e até 20 minutos para vésperas de feriados, feriados e finais de mês, quando o movimento é maior. Ao término da reunião, ele apontou a possibilidade de propor modificações na redação da lei, aumentando o tempo limite de espera e prorrogando o prazo para o início da aplicação da lei.

Também estiveram presentes na reunião o presidente da Câmara, Ibrahim Zaher (PSD) e o vereador Jailton do Pesque Pague.

Publicado no site Gazeta MT 29/07/14.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.