Centenas de pessoas participam de audiência pública da LOA e reivindicam revitalização de áreas de lazer

A comunidade do Conjunto São José participou na noite da última terça-feira (24), da Audiência Pública para debater a Lei Orçamentária Anual – LOA, onde foi apresentado o orçamento para 2018, que chega a R$ 989.345.469,54 (Novecentos e oitenta e nove milhões, trezentos e quarenta e cinco mil quatrocentos e sessenta e nove reais e trinta e quarto centavos) para administração direta e indireta.
A população teve a oportunidade de reivindicar melhorias para a cidade e conhecer os valores que serão destinados para as secretarias e órgãos municipais em 2018, dentre as reivindicações foram apresentados pedidos de revitalização das praças e dos espaços verdes, melhorias na saúde, educação, pavimentação asfáltica, policiamento, conclusão de obras paradas, reforma de associações, sinalização das ruas, iluminação, etc.
Estiveram presentes na Audiência estudantes, professores, presidentes de bairros, lideranças comunitárias, o Secretário Municipal de Planejamento, Ronivalter de Souza, os vereadores Thiago Silva, Jailton do Pesque Pague e Juary Miranda.
O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Vereador Thiago Silva (PMDB) destacou durante o evento a participação da população nas audiências e a importância da sociedade ter conhecimento do orçamento e a destinação dos recursos para o município. “Por meio do orçamento podemos verificar a real situação econômica do nosso município, e onde e como serão aplicados esses percentuais. A partir do momento que a população tem conhecimento desses dados, pode de forma consciente reivindicar melhorias e participar ativamente das discussões políticas, fortalecendo a gestão democrática” conclui.
A estudante, Fabrícia Teixeira dos Santos, 18 anos, participou das discussões e enfatizou a necessidade da população estar consciente desses números. “Precisamos que essas discussões saem do papel e vire ações em nossos bairros, é fundamental que tenhamos conhecimento desses números para que haja uma transformação social e melhoria na distribuição desses recursos”.
A Lei Orçamentária Anual (LOA), compreende as metas e prioridades da administração pública Municipal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro, sendo um instrumento de planejamento utilizado pelos governantes para gerenciar as receitas e despesas públicas em cada exercício financeiro.
O Presidente do bairro Gerson Moreira e o Professor Joaquim Silva colocaram como prioridade a revitalização da praça do Conjunto São José e da construção de mais espaços de lazer para crianças e jovens da região. “Precisamos que nossas famílias possam voltar a usufruir a praça do bairro, mas para isto é necessário a revitalização do único espaço de lazer do bairro”, disse Joaquim.
O professor Nelson Santos, lembra que a discussão do orçamento é uma forma democrática de levar ao conhecimento da população a destinação das receitas e oportunizar a sugestão de melhorias para o município. “Temos conhecimento da importância desses esses números, viemos reivindicar melhorias para a nossa cidade e mostrar que a juventude e os profissionais da educação estão atentos e necessitam urgente de atenção do poder público”.
A próxima Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual acontece na próxima semana terça (31), na Câmara de Vereadores, às 8h.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *