Projeto de Lei nº 006/2018 – Institui o Dia Municipal de Conscientização do autismo

Projeto de Lei nº 006/2018                                                             Rondonópolis-MT, 22 de janeiro de 2018.

 

Autor: Vereador THIAGO SILVA (MDB)

 

 

Institui o Dia Municipal de Conscientização do autismo, no Município

de Rondonópolis, e da outras Providencias.

 

                                                                                                             

 

 

O Prefeito Municipal de Rondonópolis, Estado de Mato Grosso, no uso das atribuições que lhe são conferidas FAZ SABER

Que a CAMARA MUNICIPAL, APROVOU e EU, PROMULGO E SANCIONO a seguinte LEI

 

 

Art. 1º  – Fica instituído no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Rondonópolis, Dia Municipal da Conscientização do Autismo, a ser realizado, anualmente, no dia 2 de abril.

 

Art. 2º – A data objetiva a realização de eventos e atividades, por meio de seminários, palestras, murais e panfletagem, voltada para promoção e a conscientização dos direitos dos autistas.

 

Art. 3º – Os eventos e atividades citados no Art. 2º deverão ser realizados nas escolas municipais, nos CRAS – Centro de Referência da Assistência e nas ONG’s – Organizações Não Governamentais.

 

Art. 4º –  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

 

 

 

Rondonópolis-MT, 22 de janeiro de 2018.

 

 

Ver. Thiago Silva

Autor

 

J U S T I F I C A T I V A

 

O Dia Mundial do Autismo é universalmente reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como sendo o dia 02 de abril e o presente Projeto de Lei objetiva instituir no Calendário Oficial de Eventos e Comemorações do Município de Rondonópolis, a ser comemorado anualmente, durante o mês de abril junto às escolas e à sociedade com projetos, palestras, seminários e panfletagem direcionadas à atenção necessária às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

O TEA é uma síndrome que tem estado muito em evidência, sobretudo pelo crescimento no número de diagnósticos. Tem-se investido muito dinheiro em pesquisas, principalmente nos Estados Unidos, para se descobrir as causas, que até agora são desconhecidas. O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento. Esta desordem faz parte de um grupo de síndrome chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD). Muitos são os mitos em referência ao autismo, portanto este projeto visa à divulgação e a conscientização em relação a este distúrbio para a população.

Os principais objetivos deste projeto são: transmitir informação sobre os direitos dos autistas, interação dos familiares dos autistas com a sociedade, desmistificação e quebra das barreiras quanto ao preconceito ao comportamento dos mesmos.

Por todo o exposto, peço a aprovação unânime desta propositura.

 

Sala das Sessões, 22 de janeiro de 2018.

 

Ver. Thiago Silva

Autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *