Gallery Câmara Municipal aprova programa de Incentivo ao Doação de Leite Materno

A Câmara Municipal aprovou ontem (16), o projeto de lei de autoria do vereador Thiago Silva (MDB), que cria o Programa de Incentivo a Doação de Leite Materno denominado “ Doe Leite, Doe Vida”.

O Programa terá como objetivos fundamentais o incentivo a doação de leite humano materno e a expansão da coleta de leite materno. De acordo com o autor do projeto o intuito é mobilizar mulheres que amamentem a doarem leite humano, em benefício de recém-nascidos prematuros e/ou doentes que estão internados em UTI neonatal e que podem ter mais chances de recuperação e, consequentemente, de uma vida mais saudável se a alimentação exclusiva com leite humano for possibilitada.

Segundo Thiago, o programa, pretende incentivar a doação de leite materno, tendo em vista que muitas mães, por diferentes motivos de saúde, não podem amamentar seus filhos. Pretende, ainda, enfatizar que, a disponibilização de leite humano para recém-nascidos prematuros, ou de baixo peso, é essencial na garantia de vida, crescimento e desenvolvimento saudável.

O aleitamento materno, é de grande importância nas primeiras horas de vida do bebê, visto que, existem inúmeros anticorpos que a mãe passa ao seu filho, protegendo-o contra diversas doenças, além de proporcionar um melhor desenvolvimento emocional cognitivo e do sistema nervoso. “Hoje existe deficiência na quantidade das doações de leite materno em nosso município, fato este que gera grande preocupação, pois conforme informações da Coordenação do Banco de Leite Municipal, o estoque está critico desde janeiro, disse Thiago Silva.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o aleitamento complementar até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até os seis meses. O leite materno é responsável por fornecer sais minerais e nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da criança, além de ser rico em anticorpos e eficaz na proteção de diversos tipos de doenças, como infecções e alergias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *