Gallery Thiago Silva propõe Fórum Permanente da Educação Técnica e Superior

O Vereador Thiago Silva (MDB), realizou na última segunda-feira (18), uma audiência pública na Câmara Municipal para debater a expansão do ensino técnico e superior em Rondonópolis e região sudeste de Mato Grosso.

De acordo com o parlamentar com a implantação da Unemat e a criação da UFR, é preciso envolver a população na discussão de criar uma política articulada com as instituições de ensino, poder público e classe empresarial para que as Universidades possam ofertar cursos que venham atender a demanda do mercado local.

“É necessário também debater a efetivação da UFR, o orçamento para atração e expansão de cursos na área da saúde e da tecnologia, como também a construção do campus da Unemat para atender estudantes de 20 municípios. O maior acesso dos cidadãos ao ensino superior potencializa a capacidade de produzir e transferir conhecimentos para os setores produtivos e sociedade. Os investimentos em educação superior passam a ser vistos também como benéficos para outras áreas como saúde, ciência, tecnologia e inovação”, disse Thiago.

Durante a audiência o parlamentar ouviu as instituições privadas e públicas quanto aos projetos futuros para a cidade, e propôs um Fórum para planejamento de formação técnica para atração de novas empresas, atendendo as perspectivas do mercado local e internacional.

“A partir deste momento além de trabalhar pela estruturação das Instituições de Ensino, é nossa responsabilidade democratizar o acesso à educação superior, pois a elevação da escolaridade promove a redução das desigualdades sociais e a elevação da renda. Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que apenas 15,3% dos brasileiros têm ensino superior completo. Por outro lado, as maiores proporções de nível superior completo foram estimadas para o Centro-Oeste (17,4%)’, complementa o vereador.

Para o vereador a educação é vista como promotora da democracia e da justiça, pois contribui de forma significativa para maior participação social e exercício da cidadania.

Após ouvir representantes das Instituições de Ensino, o vereador Thiago Silva informou que estará apresentando um projeto na Câmara Municipal para criar o Conselho e o Fórum Municipal do Ensino Técnico e Superior, para a democratização de acesso ao ensino superior e buscar soluções para expansão e estruturação dos cursos técnicos e superiores na cidade.

Estiveram presente na audiência representantes da UFMT, IFMT, Unemat, Secitec, IBG, UNIC, Unicesumar, Comitê pró UFR, Assessoria de Educação do Estado, Defensoria Pública, Escolas Domingos Aparecido dos Santos, Escola Joaquim Nunes Rocha, Escola André Maggi e Escola La Salle.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *