Notícias

Vereador Thiago Silva apresenta projeto que cria Conselho de transparência e combate à corrupção

publicado em 8 de junho de 2018

O Vereador Thiago Silva (MDB), apresentou nesta segunda-feira (04), na Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Conselho Municipal de Transparência e Combate à Corrupção de Rondonópolis. O conselho deverá sugerir, debater e difundir ações de aperfeiçoamento dos métodos e sistemas de transparência, prevenção e combate à corrupção na administração pública municipal.

De acordo com o parlamentar, o Conselho Municipal de Transparência e Combate à Corrupção terá como principais objetivos, deliberar sobre as diretrizes e contribuir para a formulação das políticas de transparência e de fomento ao controle social, bem como de combate à corrupção, monitorar a execução de metas relativas à transparência e ao combate a corrupção no Programa de Metas do Município de Rondonópolis, propondo indicadores de avaliação, zelar pelo acesso dos cidadãos a dados e informações de interesse público, informando às autoridades responsáveis sobre eventuais descumprimentos desse direito fundamental, propondo ferramentas e mecanismos que aprimorem os processos de controle social das políticas públicas, atuando como instância de articulação e mobilização da sociedade civil para o controle social das políticas públicas, em especial no que se refere às políticas de transparência, acesso à informação e combate à corrupção na cidade e monitorar o cumprimento da legislação pertinente à transparência e ao combate a corrupção no âmbito municipal.

O Conselho, que será composto por representantes da sociedade civil e representantes do Poder Público Municipal, deverá elaborar e propor políticas públicas de promoção da transparência e controle social à Administração Municipal; fiscalizar o cumprimento da legislação voltada à transparência; elaborar indicadores de transparência no âmbito do município, dentre outras ações.

“Nesse conselho teremos representantes de toda a sociedade a fim de, junto com os vereadores, fiscalizar o Executivo e o Legislativo. A intenção é de que a sociedade trace as diretrizes de quais ações necessárias de transparência e combate à corrupção no município de Rondonópolis. O conselho também irá aumentar a transparência e ampliar a o acesso da população às ações”, disse o vereador.

Após o início da tramitação no legislativo municipal, o Projeto de Lei seguirá para análise das comissões permanentes da Câmara Municipal. Após cumprir todo o trâmite interno do processo legislativo, o projeto entrará na pauta para ser discutido em plenário.

O Vereador Thiago Silva também é autor da Lei que regulamentou e instituiu o Portal da Transparência no Município de Rondonópolis.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.