Banco de Oportunidade “Jovem Aprendiz” já uma realidade em Rondonópolis

Os jovens de Rondonópolis ganharam mais uma ferramenta de apoio ao ingresso no mercado de trabalho. Já está em vigor a lei 9.740/2018 que cria na cidade o Banco de Oportunidade “Jovem Aprendiz”. A inciativa do vereador Thiago Silva (MDB) tem como objetivo a criação de um banco de dados municipal, com informações de emprego para jovens que estão em busca de uma oportunidade.

 

A lei determina que as informações de vagas serão emitidas pelas empresas cadastradas pela Prefeitura Municipal, no qual divulgará as vagas para os jovens inscritos no banco de dados. A intenção do parlamentar é ampliar a publicidade sobre o mercado, para aqueles que estão iniciando a caminhada profissional. “Já existe uma lei que obriga estabelecimentos comerciais a contratarem os mais jovens, no entanto, essas vagas são pouco divulgadas e a informação nem sempre chega naquele que precisa. Nossa lei foi criada para ampliar o leque de opções de trabalho para jovem aprendiz. É preciso valorizar mais este público, eles tem disposição, realizam tarefas com total celeridade e sempre demonstram muita competência naquilo que são incumbidos”, explica Thiago Silva.

 

Outra preocupação do parlamentar é contribuir com a empregabilidade daqueles que já tem idade para trabalhar. De acordo com números do IBGE pessoas com idade entre 14 e 22 anos representam mais de 22% da população economicamente ativa. “Gerar emprego para essas pessoas representa além da inclusão, um impacto na economia local. É mais dinheiro que circula, fica na cidade e consequentemente gera novas oportunidades”, completa.

 

Primeiro Emprego

Desde o início da sua atividade parlamentar, Thiago Silva promove alternativas para inclusão dos mais novos no mercado de trabalho. Ainda em 2013, o vereador apresentou requerimentos a Prefeitura e suas autarquias cobrando a aplicação da Lei que garante a contratação de 50% de estagiários sem experiência profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *