Notícias

Emprego | Banco de Oportunidade “Jovem Aprendiz” já uma realidade em Rondonópolis

publicado em 26 de julho de 2018


Os jovens de Rondonópolis ganharam mais uma ferramenta de apoio ao ingresso no mercado de trabalho. Já está em vigor a lei 9.740/2018 que cria na cidade o Banco de Oportunidade “Jovem Aprendiz”. A inciativa do vereador Thiago Silva (MDB) tem como objetivo a criação de um banco de dados municipal, com informações de emprego para jovens que estão em busca de uma oportunidade.

A lei determina que as informações de vagas serão emitidas pelas empresas cadastradas pela Prefeitura Municipal, no qual divulgará as vagas para os jovens inscritos no banco de dados. A intenção do parlamentar é ampliar a publicidade sobre o mercado, para aqueles que estão iniciando a caminhada profissional. “Já existe uma lei que obriga estabelecimentos comerciais a contratarem os mais jovens, no entanto, essas vagas são pouco divulgadas e a informação nem sempre chega naquele que precisa. Nossa lei foi criada para ampliar o leque de opções de trabalho para jovem aprendiz. É preciso valorizar mais este público, eles tem disposição, realizam tarefas com total celeridade e sempre demonstram muita competência naquilo que são incumbidos”, explica Thiago Silva.

Outra preocupação do parlamentar é contribuir com a empregabilidade daqueles que já tem idade para trabalhar. De acordo com números do IBGE pessoas com idade entre 14 e 22 anos representam mais de 22% da população economicamente ativa. “Gerar emprego para essas pessoas representa além da inclusão, um impacto na economia local. É mais dinheiro que circula, fica na cidade e consequentemente gera novas oportunidades”, completa.

Primeiro Emprego

Desde o início da sua atividade parlamentar, Thiago Silva promove alternativas para inclusão dos mais novos no mercado de trabalho. Ainda em 2013, o vereador apresentou requerimentos a Prefeitura e suas autarquias cobrando a aplicação da Lei que garante a contratação de 50% de estagiários sem experiência profissional.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.