Notícias

Deputado homenageia padre Lothar

publicado em 3 de julho de 2019

O deputado estadual Thiago Silva – MDB entregou na noite de segunda-feira (02) uma Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa para o padre Lothar Bauchrowitz. A homenagem aconteceu durante as festividades do aniversário de 81 anos do líder religioso e dos 12 anos de ordenação do padre Volnei Luiz Weber.

O evento aconteceu no salão paroquial da Igreja São José Operário, distrito da Vila Operária, em Rondonópolis. O parlamentar pontuou que o padre Lothar merece toda e qualquer homenagem honrosa pelos inúmeros trabalhos sociais realizados na região. “Eu cresci vendo o trabalho e as conquistas deste homem de coração gigante, o pai de milhares de rondonopolitanos. Ele fez milhares de casas para famílias carentes. Promoveu dignidade para homens e mulheres e contribui até hoje para o desenvolvimento econômico da Vila Operária. Hoje com mais de 80 mil habitantes”, comenta Thiago.

Livro

Thiago Silva ainda prestigiou o lançamento do livro “Cáritas Diocesana de Rondonópolis – Padre Lothar Bauchrowitz”. A obra do escritor Hermélio Silva apresenta os feitos de maior relevância do religioso e é mais uma que entra para a bibliografia do pai dos pobres. “O escritor Hermelio Silva foi muito feliz em sua coleta de dados. O livro ficou muito bom e traduz bem o que representa o padre para Rondonópolis desde o início dos anos 60. Eu como um amante de livros e fã desse grande líder já comprei o meu exemplar”.

Biografia

Lothar Bauchrowitz nasceu na Prússia, Alemanha, em 01/07/1938. Foi ordenado Padre no dia 28/07/1963 na catedral de Mogûncia pelo Cardeal Hermenn Volk.

Chegou no Brasil na década de 60, foi recebido pelo bispo Dom Vunibaldo e Frei Servácio. Ficou três meses com os seminaristas menores para estudar o português em Guaratinguetá (SP), para só depois desembarcar em definitivo em Rondonópolis. Foi empossado por Dom Vunibaldo, como pároco da Igreja São José Operário em 01/02/1967.

Ao longo de meio século foi personagem fundamental para o desenvolvimento da Vila Operária. Teve influência direta na construção de quase 4 mil moradias. É um defensor da educação, cidadania e dignidade. Sempre andou ao lado da política, mas nunca dentro dela. Assim conseguiu respeito de prefeitos, deputados, senadores, governadores.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.