Notícias

Deputado Thiago Silva apresenta projeto para criação da Comenda Professora Vilma Moreira

publicado em 7 de maio de 2021

 

O deputado estadual Thiago Silva (MDB), apresentou um projeto de resolução nesta quarta-feira (05) para a criação da Comenda Professora Vilma Moreira, em homenagem aos líderes comunitários e seus serviços prestados em Mato Grosso. Cinco de maio é comemorado nacionalmente como o Dia do Líder Comunitário. O Deputado Thiago convidou o Presidente da Assembleia Legislativa Deputado Max Russi para assinar o projeto como co-autor.

O objetivo da Comenda Professora Vilma é homenagear mulheres por relevantes feitos perante o movimento comunitário nos municípios de Mato Grosso. A professora Vilma era reconhecida como uma das principais lideranças femininas de Rondonópolis. Foi presidente de bairro, presidente do Sindicato de professores e servidores públicos (Sipros) por seis mandatos, vereadora por dois mandados em Rondonópolis e entrou para a história de Mato Grosso por ter sido eleita a primeira deputada negra do Estado.

Como educadora Vilma trabalhou na Escola Domingos Aparecido dos Santos, em Rondonópolis; presidiu o grupo de jovens na cidade de Aparecida D’Oeste (SP) e em Rondonópolis pertenceu ao Grupo JUSC, da paróquia Bom Pastor. Era cursilhista, vicentina e pertencente à Paróquia São José Esposo, no Conjunto São José. Fazia parte do Lions Clube Rondonópolis e também do grupo Voluntários da Paz “Mulheres em Ação”.

“Criamos o projeto para homenagear a saudosa professora Vilma que era uma grande líder comunitária e representava com dignidade os bairros e a comunidade”, disse o deputado Thiago Silva.

HOMENS

Para homenagear os líderes comunitários do sexo masculino, o deputado criou a Comenda “Manoel Franscisco de Almeida”. Manoel Francisco, conhecido como Bié, foi o primeiro presidente do bairro Canjica em Cuiabá, fundado da Ucamb, ex-presidente de FEMAB e perdeu sua vida em um acidente de carro em 1.988.

O Presidente da Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros – Femab Walter Arruda elogiou a postura do deputado Thiago em fazer esta bela homenagem a todos os líderes comunitários do estado. “A Prof. Vilma e o Bié foram dois grandes exemplos de lideranças comunitárias que dedicaram a sua vida em prol a melhoria das comunidades do nosso Estado. Parabenizamos o Deputado Thiago Silva pela iniciativa em valorizar a história do movimento comunitário e homenagear estas duas grandes lideranças fez muito pelos nosso bairros”, conclui Arruda.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.