Arquivos / Vereador

Deputado eleito pede delegacia da mulher 24 horas em MT

publicado em 28 de janeiro de 2019

O deputado estadual eleito e vereador Thiago Silva – MDB, articula junto ao governo Mauro Mendes – DEM a extensão do horário de funcionamento da Delegacia da Mulher em Mato Grosso. O parlamentar entende que o atendimento esteja disponível 24 horas de domingo a domingo.
Em todo o Estado são 7 delegacias especializadas para atendimentos de mulheres, mas só funcionam em dias úteis e horário comercial.
Segundo a dados da justiça e do Anuário Brasileiro de Segurança de janeiro a outubro de 2018 foram registrados 66 feminicídios em Mato Grosso, que está entre os Estados mais violentos do Brasil, para este tipo de crime.  “Entendo que esses números têm relação direta com a restrição de horário. A mulher que é agredida numa sexta-feira à noite precisa esperar até segunda para registrar ocorrência numa delegacia especializada. Muitas acabam desestimuladas e não levam a queixa para frente. O atendimento precisa ficar disponível a qualquer hora do dia e da noite, sem qualquer exceção. Caso contrário Mato Grosso continuará no topo do ranking de violência contra mulheres”, justifica.
Mais delegacias
O deputado estadual eleito realizou um levantamento sobre as delegacias que atendem as mulheres. De acordo com o estudo, além do horário restrito, o baixo de número delegacias exclusivas para mulheres também contribuem para a impunidade dos infratores. “São 141 municípios no Estado e menos de 10 unidades. Isso sem dúvida dificulta. Uma mulher sente muito mais conforto e segurança quando existe um órgão com atendimento direcionado para ela. Está na hora de rever estas questões”, cobra.
Feminicídio
O feminicídio é o termo empregado para designar o assassinato de uma mulher pelo simples fato de esta ser mulher. Esses casos decorrem, geralmente, por parceiros ou ex-parceiros que por diversos motivos, matam suas companheiras.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.