Arquivos / Vereador

Vereador Thiago protocola requerimento pedindo suspensão de cobrança da taxa do lixo

publicado em 26 de outubro de 2017

O vereador Thiago Silva protocolou um requerimento nesta terça-feira (17), pedindo a suspensão imediata da cobrança da taxa do lixo, segundo o parlamentar o requerimento feito ao Poder Executivo atende um anseio da comunidade que tem questionado os valores praticados na tarifa. “O requerimento foi feito a partir da vontade da população que está insatisfeita com a cobrança, e a atitude mais sensata no momento é a suspensão para que se possa ser apresentado pelo Sanear um Plano Municipal de Resíduos Sólidos e esclarecido com a população todas as suas dúvidas, pois a Lei Federal 12.305/2010 determina que para iniciar a cobrança da taxa tem que existir o Plano, ou seja uma política municipal normatizando a taxa da coleta o que ainda não existe, precisamos também ampliar o debate com a sociedade”.

O parlamentar questionou também o decreto feito pelo executivo aumentando as tarifas que deveriam ter sido passada por discussão e votação na Câmara Municipal. “A cobrança deveria ter sido feita conforme o balanço contábil do ano anterior, além disso para que o decreto tenha legitimidade deveria ter sido sido enviado para Câmara, o que não ocorreu, estamos aguardando que o Sanear suspenda a cobrança e cumpra o que determina a lei, para que possa ser aplicada uma taxa justa”.

No documento, o vereador Thiago Silva solicita ainda que seja executada a lei de coleta seletiva do lixo em 100% dos bairros da cidade antes da cobrança. “Precisamos que o município tenha políticas públicas para a execução da lei e formas de incentivar a sociedade no descarte correto do lixo, contribuindo com a preservação do meio ambiente,” destaca Silva.

Durante reunião nessa tarde com a diretoria do Sanear os vereadores pediram também a suspensão desses valores até que seja reavaliado e esclarecido todas as dúvidas da sociedade.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.