Minhas Bandeiras

Educação

Thiago Silva iniciou sua luta pela educação de qualidade aos 16 anos. Liderou o Movimento UNEMAT JÁ, com o objetivo de promover a instalação do campus da Universidade em Rondonópolis, fato concretizado em 2017.Outra luta antiga do parlamentar foi a criação do campus avançado da Unemat em Rondonópolis. Através do requerimento 2859/219, conseguiu a aprovação do campus, que agora responde diretamente para diretoria estadual da instituição.

Thiago Silva ainda lutou e participou do Comitê pela criação da UFR – Universidade Federal de Rondonópolis.

O deputado estadual segue em busca de uma Unemat mais democrática e participa constantemente de conversas com governo e Unemat para que a instituição para que a instituição seja ampliada e alcance a todos que não tem condições de pagar uma universidade privada.

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso assumiu a presidência da Comissão de Educação. Desde então realiza um raio-X nas escolas estaduais do Estado para identificar as principais carências da região e destravou várias obras paradas em escolas, como a Emanuel Pinheiro e a Marechal Dutra.

Transparência

Thiago Silva é o autor da Lei 7.706 que obriga o município a prestar contas das informações pertinentes à gestão pública, disponibilizando com clareza as receitas e despesas da administração direta e indireta.O deputado também presta contas anualmente para comunidade e disponibiliza um gabinete itinerante que facilita a acesso de informações para a população.

Agricultura Familiar

Thiago Silva é um dos grandes defensores do agricultor familiar. O deputado desempenha importante papel na Assembleia Legislativa na luta por melhorias nas estradas e pontes, perfuração de poços artesianos, entrega de tratores e implementos além da regularização fundiária.

Apresentou projeto de lei que prevê reserva de no mínimo, 30% nas compras realizadas pela Administração Direta e Indireta do Município para aquisição de bens e serviços da agricultura familiar e empreendimentos familiares rurais.

Está engajado pela criação do Banco da Agricultura Familiar.

Ciência e Tecnologia

Rondonópolis é referência no Estado, quanto o assunto é Ciência, Tecnologia e Inovação. A cidade é a única do Estado de Mato Grosso que tem um Conselho de Ciência e Tecnologia e Inovação (Lei 7857/2013) ativo, fomentando e debatendo o tema no Estado.

O município também é o único do Estado de Mato Grosso que tem no calendário oficial com realização anual da Feira Municipal de Ciência e Tecnologia (8.701/2015), incentivando as práticas na cidade.

Oportunidades abertas pelo deputado estadual Thiago Silva, que ainda foi o autor da lei Nº 8.179/2014 que instituiu a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Lei Nº 8.328/2015 que criou medidas de incentivo a inovação e a pesquisa científica e tecnológica e a Lei Nº 9.183/2017 que instituiu o programa municipal de estímulo, incentivo e promoção ao desenvolvimento local de Startups.

Emprego e inclusão

A inclusão no mercado de trabalho é uma preocupação constante do deputado estadual Thiago Silva. Desde o início de sua trajetória promove políticas públicas para atração oportunidades para jovens e adultos.

É o autor da lei 9.740/2018 que criou em Rondonópolis o Banco de Oportunidade “Jovem Aprendiz”.

Na Assembleia Legislativa apresentou o projeto “Meu Primeiro Emprego”. A proposta beneficia jovens de 16 a 29 anos. De acordo com o projeto, as empresas que recebem incentivos fiscais via governo do Estado deverão reservar, no mínimo, 15% das vagas para atender a demanda do “meu primeiro emprego”, o mesmo vale para as empresas contratadas pela administração pública direta ou indireta.

A proposta também contempla as vagas de estágio do governo do Estado na administração direta e indireta em 50%.

A geração de novas oportunidades também está presente nos cursos oferecidos pela Fundação Ulysses Guimarães – FUG. A unidade de Mato Grosso é coordenada pelo deputado estadual Thiago Silva e já proporcionou a qualificação de mais de 5.000 pessoas, com cursos de dicção e oratória.  Os cursos, de graça, são ofertados através de parceria com a associação de moradores.

O fomento pela qualidade e estimulo a uma profissão também está presente no projeto Tocando em frente. O trabalho promove cultura e formação intelectual de crianças, jovens e adultos. A iniciativa visa oportunizar sem custos aulas violão em associações de bairros e igreja. Mais 300 pessoas já passaram pelo projeto.

A qualificação e inclusão social também foram pensados para atendimento exclusivo para as mulheres. O projeto Flor do Cerrado oferece cursos gratuitos de crochê e pintura em tecido para mulheres de baixa renda, em vários polos de Rondonópolis. Em 2019 mais de 250 mulheres foram qualificadas.