RODRIGO MACIEL MELONI
Especial para o Diário
As articulações realizadas pelo Movimento Pró-Instalação da Unemat em Rondonópolis podem culminar na vinda de um curso de Jornalismo para a cidade antes mesmo que o Governo Estadual se prontifique a construir um campus no município. O motivo seria a pouca procura por parte dos estudantes pelo curso na unidade de Alto Araguaia. A última turma do curso formou apenas seis alunos. “A coordenadora pedagógica do curso de Jornalismo da Unemat de Alto Araguaia esteve em Rondonópolis, em companhia do corpo docente, para mostrar que o projeto de realocação do curso para nosso município é arrojado e já está em fase final”, diz o coordenador do movimento, Thiago Silva.
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec), existe a probabilidade de realocação do curso em breve, no entanto, outros estudos devem ser feitos. Dentre os outros cursos que já existem na grade curricular da Unemat e que também podem ser realocados para Rondonópolis estão Arquitetura, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção e Engenharia Civil.
No entanto, o curso que está com os estudos em um patamar mais avançado para a realocação é o de Jornalismo. “A coordenadora já apresentou o projeto ao reitor daquele campus e, mais uma vez, estamos certos de que todos os envolvidos entenderão a necessidade de instalação de uma unidade da Unemat em Rondonópolis”, argumentou o coordenador do Movimento Pró-Unemat.
CELERIDADE – Para dar mais publicidade ao movimento e cobrar das autoridades uma posição favorável à implantação da Unemat em Rondonópolis, o Movimento deverá realizar uma marcha ou alguma outra ação de mobilização para chamar a atenção da população para o fato. A ação deve ocorrer nas semanas que antecedem a audiência pública que deve ser realizada no final de fevereiro.
Fonte: Diário Regional – 21/10/11