Em reunião realizada na Prefeitura de Rondonópolis durante esta semana, representantes de diversos órgãos e entidades discutiram políticas de implantação de cursos técnicos na área da Ciência e Tecnologia. O coordenador do Departamento de Micro e Pequenas Empresas, Thiago Silva, destaca que o objetivo da primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) é levantar as demandas do ensino técnico no município e as necessidades da população local.
Segundo Thiago, os cidadãos precisam se capacitar para acompanhar o crescimento pelo qual a cidade vem passando, para que assim possam ingressar no mercado de trabalho. “Identificamos a necessidade de criar cursos na área da Ciência e Tecnologia e decidimos realizar esta primeira reunião para definir algumas metas”, explica Thiago Silva.
Os participantes discutiram ainda a implantação do parque tecnológico de Rondonópolis e a criação do Conselho de Ciência e Tecnologia do município. Ficou resolvido que a cada 15 dias representantes das instituições vão se reunir para dar andamento aos trabalhos
Segundo Thiago, os presentes puderam estudar modelos que estão em funcionamento em outros municípios, para toma-los como parâmetro e aproveitar exemplos que obtiveram sucesso na sua implantação.
GRUPO DE TRABALHO
O grupo de trabalho é formado por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Centro de Profissional e Tecnológica (Ceprotec), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir), Federação das Industrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Gestão Estratégica e Organização Social Sustentáveis (I-Geos), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e educadores das faculdades Anhanguera, Unic e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Fonte: Jornal A Tribuna