Em encontro realizado no dia 19 de novembro de 2011, na sede do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), a ala jovem da sigla entregou ao prefeito Zé Carlos do Pátio (PMDB) um ofício solicitando a instalação do Conselho Municipal da Juventude. Segundo o presidente da Comissão Provisória do JPMDB, Thiago Silva, o documento, de caráter consultivo, esclarece a princípio como será formado o Conselho.
“No ofício propomos que o Conselho seja formado por sete membros, sendo que cada um represente um movimento social, tais como o estudantil, sindical, cultural, feminino, negro, esportivo e religioso”, diz Thiago Silva. O presidente provisório destaca que o diretório municipal pretende realizar uma reunião com o prefeito na próxima semana.
“Na oportunidade vamos discutir as diretrizes do Conselho, sua formação e atuação, bem como definir o posicionamento que o Conselho vai tomar durante o pleito de 2012”, comenta Thiago, que explica que a realização do curso de formação política promovida pelo JPMDB no fim de semana visa, além de debater políticas públicas para juventude de Rondonópolis, como educação, esporte, cultura, lazer e a criminalidade, discutir a necessidade do jovem de participar ativamente da política.
“Vamos lutar para trazer o jovem de volta a política, pois ele é a principal ferramenta de transformação e renovação da sociedade”, acrescenta o representante do JPMDB.
Entre os assuntos abordados, o problema gerado pelo consumo de drogas entre adolescentes foi um dos que mais recebeu atenção. A diretora do Instituto Ulisses Guimarães e secretária Estadual de Turismo, Teté Bezerra participou do evento e salientou a necessidade da ampliação de cursos profissionalizantes e da instalação de um campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis, como forma de combater o problema.
“A educação é a maneira mais eficiente de formarmos cidadãos conscientes de sua importância para a sociedade, e é por meio do trabalho e da educação que afastamos nossos jovens do mundo do crime e das drogas”.
O problema do envolvimento cada vez maior de jovens com as drogas foi um dos assuntos abordados durante o encontro. Segundo Thiago, o grande número de jovens assassinados no município, em razão do envolvimento com as drogas, tem que ser revisto pelas autoridades.
“Pedimos ao prefeito que ele olhe com cuidado assuntos que levamos ao conhecimento dele, como a ampliação e construção de espaços de lazer na cidade em regiões mais vulneráveis, como a dos bairros Vila Olinda, Jardim Carlos Bezerra, Cidade de Deus e outros”, disse Thiago.
BOLSA UNIVERSIDADE – Durante o encontro o prefeito Zé do Pátio anunciou, em primeira mão, que vai criar um programa intitulado ‘Bolsa Universidade’, que visa ampliar o passe livre no município. “O passe livre é uma grande conquista dos estudantes em Rondonópolis, e hoje atende mais de dois mil alunos. Com a ampliação do programa esperamos aumentar o número de estudantes com acesso ao benefício”.