Os empreendedores e produtores rurais agora têm direito à linhas de crédito para compra de equipamentos e de matéria-prima. O empréstimo pode ser buscado junto ao Departamento de Fomento à Micro e Pequenas Empresas, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A proposta é garantida pelo MT Fomento, Banco da Gente, FCO, Fundeic e outros.
Segundo Thiago Silva, coordenador do Departamento de Fomento, a novidade é o crédito para compra de matéria-prima. “Antes, era garantido apenas linhas de créditos para compra de equipamentos. Mas agora, nos últimos 30 dias, tivemos a liberação de recursos para empreendedores e produtores rurais adquirirem empréstimos para compra de matéria prima e produtos para comercialização”, repassou.
De acordo com Silva, os representantes do departamento de fomento estão divulgando a novidade pelos bairros. “A ideia é que mais pessoas adquiram o microcrédito para o desenvolvimento de seus negócios”, pontua.
As exigências para ter acesso ao microcrédito é não possuir restrição cadastral no Serasa, SPC e outros e possuir habilidade e experiência na atividade pretendida e com idade maior de 18 anos. Os bens financiáveis são máquinas, equipamentos, ferramentas, matéria-prima, bens destinados à produção, a prestação de serviços e comercialização. O crédito para compra de matéria-prima e bens de comercialização chega a R$ 5 mil e incluído a compra de equipamentos até R$ 10 mil.
Fonte: Jornal A Tribuna 07/04/11