Os integrantes do diretório nacional da JPMDB reuniram-se, na última quinta-feira (8), para debater e deliberar sobre importantes questões da juventude brasileira. Os principais pontos de discussão foram: a questão do posicionamento da JPMDB na aprovação do estatuto da Juventude, a meia-entrada, o próximo congresso nacional da JPMDB, o lançamento do curso de formação política específico para Juventude, elaborado pela Fundação Ulysses Guimarães, a 2ª Conferência Nacional de Juventude, posicionamentos sobre o Fórum Nacional de gestores de Juventude, entre outros.
A reunião contou com a participação de diversos estados como CE, PR, ES, MG, RJ, MT, AM, SE e RS. Todos com grande expectativa para a 2ª Conferência, que promete uma forte atuação e participação da Juventude peemedebista. A estimativa é de cerca de 150 jovens, para debater sobre as políticas voltadas à juventude.
Na avaliação do presidente nacional da JPMDB, Gabriel Souza, um dos grandes impasses da 2ª Conferência da Juventude será a questão da meia-entrada e a quem ela abrange. “Quem tem o direito à meia-entrada? Os jovens ou os jovens estudantes?”, questionou Gabriel. Segundo ele, é preciso pensar a aprovação do estatuto da Juventude e perceber que ele abrange um universo muito maior.
Outro tema debatido na reunião e defendido pelo presidente da comissão provisória da JPMDB de Mato Grosso, Thiago Silva, foi a Bolsa Cultura para jovens de famílias carentes. “A juventude vem se mostrando, a cada dia, mais presente e atuante nas lutas estudantis, por reconhecer a fundamental importância”, salientou, ao ressaltar que com os cursos de formação política específico para a juventude, que serão lançados em fevereiro pela Fundação Ulysses Guimarães, muito contribuirá na fomentação dos movimentos estudantis e irá ampliar a participação do jovem na política.
Fonte: Assesoria de Imprensa
Data: 15/12/2011