Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Rondonópolis e a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento) tornou a Sala do Empreendedor de Rondonópolis uma agente de crédito. Outra parceria realizada com o Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado de Mato Grosso (Fundeic) autorizou o Departamento a oferecer linhas de crédito para micros e pequenos empresários, do setor comercial e industrial de micro e pequeno porte. Os beneficiados são os empreendedores que pretendem investir em construção civil, máquinas e equipamentos.
O Fundeic financia até 80% do investimento e é voltado mais para produção, enquanto o MT Fomento dirige seus créditos para empreendedores que queiram iniciar ou ampliar o seu próprio negócio.
“Antes não tínhamos a autonomia para disponibilizar o financiamento. A partir de agora estamos autorizados a obter os dados e encaminhar para a análise e aprovação para a liberação do dinheiro”, explica o gerente de Departamento de Fomento de Micros e Pequenas Empresas, Thiago Silva.
Thiago Silva destaca que o valor para financiamento pode chegar a R$10 mil, com prazo de 36 meses para o pagamento. Outra vantagem é a possibilidade de carência de 6 meses para a quitação da primeira parcela. As taxas de juros praticadas mudam de acordo com o valor do empréstimo ou categoria que se enquadra. Tais taxas variam entre 1,5%, 1,8% e 2,2% ao mês. Com pequenas taxas, o índice de inadimplência também é reduzido.
A autonomia foi dada depois de uma primeira reunião com o prefeito Zé Carlos do Pátio, em janeiro deste ano, que mostrou interesse em reforçar a parceria com a MT Fomento. O treinamento aconteceu no último dia 8 de fevereiro, em Cuiabá, na presença da gerente de Operações do MT Fomento, Edilene Daltro e do coordenador do Fundeic, Severino Morais.