O Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa – Sebrae em parceira com a prefeitura montaram um stand na praça Brasil nesta semana. A intenção era atrair novos integrantes para um negócio mais do que promissor, se tornar um empreendedor individual no Brasil. O evento faz parte da semana nacional deste tipo de profissional, que é comemorada em 2011 no fim de junho e início do mês de julho. O maior objetivo das entidades envolvidas é incentivar os autônomos a sair da informalidade e montar sua pequena empresa.
O governo federal publicou recentemente medida provisória que reduz em mais de 50% a carga tributária do empreendedor Individual. Agora, em vez de pagar os requeridos R$ 59,95 por mês como contribuição à Previdência Social, o empresário pagará R$ 27,25.
A ideia da mudança na tributação foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff como uma proposta de projeto de lei e medida provisória. A alíquota de contribuição para a Previdência Social, dessa forma, baixou de 11% para 5% do salário mínimo. Novidade que animou profissionais do Sebrae e do setor responsável da prefeitura com este assunto.
Para Thiago Silva, Gerente de Departamento de Fomento a Micro, Pequenas e Médias Empresas do Município, que esteve presente durante toda a semana com profissionais do Sebrae tirando quaisquer dúvidas da população que passavam pela praça Brasil, a redução da alíquota mostra que o governo federal compreendeu a importância desses profissionais para a economia brasileira. “Com mais esse estímulo, teremos cada vez mais empreendedores saindo dessa chamada informalidade e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município e do país” comentou.
Thiago orienta aos contribuintes sobre a necessidades de se atualizarem. “As pessoas que já emitiram boletos no início do ano, têm de o fazerem novamente com o custo modernizado, retirando um novo boleto com a nova taxa” reitera. A ação citada pelo gerente pode ser feita no site www.portaldoempreendor.gov.br.
Site Midianews – 01/07/11