Notícias

Vinda do campus da Unemat deve entrar em discussão

publicado em 3 de março de 2013

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) deverá discutir  na próxima assembleia a proposta de instalar um campus da universidade em Rondonópolis. A informação foi confirmada pelo vereador Thiago Silva (PMDB) que, na semana passada, discutiu o assunto em audiência com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Rafael Bello Bastos.
Segundo o vereador, o campus de Rondonópolis pode ser viabilizado graças a aprovação da emenda constitucional que aumentou os repasses feitos à Unemat. Ao invés dos 2,0% anteriores, a universidade contará agora com o equivalente a 2,5% da receita corrente líquida do Estado.
“A proposta de trazer a Unemat para cá entrará na pauta da próxima reunião do Consuni e o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Rafael Bastos, já adiantou que pretende discutir o assunto também com os deputados estaduais da região e com o prefeito Percival Muniz. A expectativa é de que o campus possa ser instalado aqui já no primeiro semestre do ano que vem”, avalia Thiago Silva.
Durante a reunião, o vereador relatou ao secretário Rafael Bastos as ações já realizadas em Rondonópolis através do movimento ‘Unemat Já’ e reiterou os argumentos que justificariam a implantação do campus no município.
Thiago Silva destacou que além do apoio da população, manifesto em atos públicos e em um abaixo assinado, o município tem um grande número de jovens que precisa de qualificação para poder aproveitar melhor as oportunidades abertas com o avanço da economia.
“De acordo com o último censo, cerca de 30% da população é formada por jovens e só 15% deste total tem acesso ao ensino superior. É fundamental que os poderes públicos dêem a todos os cidadãos a oportunidade de ingressar numa faculdade”, disse Thiago.
O vereador lembrou que, além de ser a segunda maior economia do Estado, Rondonópolis e a região sul deverão passar por um acelerado processo de crescimento nos próximos anos devido a chegada da Ferronorte e de várias empresas de médio e grande portes que já confirmaram investimentos na região.
“Estas empresas vão precisar de profissionais qualificados em áreas como engenharia, economia e arquitetura. O auxílio por parte dos governos municipal e estadual tem sido importante, mas é preciso fazer muito mais para que nossos jovens possam se beneficiar de fato com esse desenvolvimento”, destacou.

Publicado no Jornal A Tribuna – 05/03/13

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.