Notícias

Vereador quer índice do IDEB publicado em placas na frente das escolas

publicado em 22 de maio de 2013

Foi apresentado na última sessão ordinária (22/05) da Câmara Municipal de Vereadores o projeto de lei de autoria do vereador Thiago Silva (PMDB), que torna obrigatório aos estabelecimentos de ensino de educação básica da cidade a divulgação da avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em placas de um metro quadrado instaladas na frente das escolas.

Segundo o vereador Thiago Silva, a proposta tem o objetivo incentivar a melhoria dos índices nas escolas municipais e a concentração de investimentos públicos para melhoria da qualidade do ensino básico. “O IDEB é um índice de comparativo nacional e acreditamos que sua divulgação ampla seja uma ferramenta importante para a melhoria do sistema educacional, permitindo o acompanhamento e o controle social dos resultados e da metodologia aplicada nas escolas”, disse.

Atualmente, para conhecer a média de uma escola, que é dado em uma escala de zero a dez, é preciso consultar pela internet. Como nem todos os pais têm acesso ao computador ou a rede, fica difícil acompanharem o desenvolvimento do ensino, ou até mesmo cobrarem dos gestores e respectiva secretaria de educação.

O vereador explica que embora, essas informações sejam publicadas em diários oficiais e disponíveis na internet, ainda não é suficiente para que cheguem à comunidade escolar e a população. “Nem todas as pessoas possuem acesso a esses instrumentos, sendo necessário propor alternativas para que essa informação importante seja disseminada e trabalhada para a melhoria do ensino”, externou o vereador.

Ainda consta no projeto de lei que nas placas devem constar a nota obtida pelo estabelecimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB, a maior nota obtida em estabelecimentos de ensino de Rondonópolis na última avaliação do IDEB e a nota média obtida pelos estabelecimentos de ensino de Rondonópolis na última avaliação do IDEB. Além disso, nas placas as placas deverão conter a escrita: “Contribua com o desenvolvimento escolar acompanhando a aprendizagem de seu filho, apresente criticas e sugestões à escola. Participe, sua presença é fundamental”.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.