O vereador Thiago Silva (PMDB), está defendendo a reativação da Sala do Empreendedor desativada pela Prefeitura Municipal. Ele enviou ao prefeito Percival Muniz uma indicação para restabelecer o serviço na cidade. A proposta atende a lei municipal 6146 de 21 de janeiro de 2010, que disciplina o tratamento diferenciado às microempresas, as de pequeno porte e empreendedor individual.
“O trabalho desenvolvido pela Sala do Empreendedor era de orientar os empreendedores, simplificando os procedimentos de registro de empresas no município, emissão de alvará, orientação empresarial e microcrédito”, disse o vereador Thiago Silva.
Ele explica que objetivo da Sala do Empreendedor é possibilitar aos novos empreendedores ou empresários, a oportunidade de discutir ideias ou tirar dúvidas com consultores capacitados, na orientação na abertura de novas empresas, Além disso, a solução do problema e identificando a oportunidade de melhoria.
“O diferencial da Sala do Empreendedor está no atendimento integral do empreendedor por reunir, em um só local, profissionais de várias secretarias, possibilitando aos micro-empreendedores maior facilidade no contato com as áreas responsáveis pela abertura de empresas na cidade. A Sala do Empreendedor desburocratiza o processo de abertura das Microempresas Individuais, uma vez que estão reunidas em um mesmo espaço todas as entidades envolvidas em um processo de formalização de uma empresa”, externou o vereador.
A Sala do Empreendedor na Prefeitura funcionou até junho de 2012 e até hoje está desativada. Em funcionamento chegava a receber mais de 60 empreendedores por dia. Hoje as pequenas e médias empresas são responsáveis por 20% do PIB Brasileiro e representam mais de 60% dos empregos gerados.