O vereador Thiago Silva alertou sobre o crescimento da violência entre os jovens durante o seu discurso na tribuna da Câmara Municipal durante a sessão ordinária da quarta-feira (24).
“A violência entre jovens está crescente segundo aponta os números divulgados no dia 18 passado no mapa da violência do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela). Este estudo revelou o aumento de jovens assassinatos em Rondonópolis. Nos anos de 2009, 2010 e 2011, tínhamos uma média de 26 assassinatos de jovens por ano e agora em 2013 esse número pode dobrar segundo os levantamentos do mapa da violência. O estudo ainda revela um aumento de 326% de mortes de jovens no Brasil nos últimos anos”, disse o vereador Thiago Silva.
Ele explicou que o mapa da violência aponta que em 2011, Rondonópolis foi a quinta cidade de Mato Grosso onde mais jovens eram assassinatos em razão da criminalidade. “A tendência para este ano é ficarmos em segundo lugar no Estado. Houve nos últimos anos uma interiorização da criminalidade, e cidades como Rondonópolis que apresenta um crescimento econômico relevante, não teve na mesma proporção investimento no aparato da segurança pública”, externou o vereador.
Os números ainda apontam que em Rondonópolis está assassinando mais jovens do que em cidades polos como Porto Velho (RO) e Uberaba (MG). “Esta triste realidade só será revertida com atuações eficazes de Estado, fazendo com que as políticas públicas para a juventude saiam
do papel e transformem em ações práticas voltadas para o resgate de nossos jovens das garras da morte prematura causada pela criminalidade
que tem destruído o futuro de nossa cidade”, explicou Thiago Silva.