Os vereadores irão encaminhar um ofício à reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) solicitando que a instalação do campus em Rondonópolis seja incluída na pauta de discussão do Conselho Universitário (Consuni). Segundo os vereadores, a implantação da Unemat em Rondonópolis é da maior importância para a população estudantil da região sudeste. A decisão foi tomada pelos parlamentares na sessão ordinária da Câmara Municipal de ontem (19).
Segundo o vereador Thiago Silva (PMDB), o ofício está sendo encaminhado, pois os vereadores estão preocupados com uma possível não implantação do campus em Rondonópolis este ano, como estava prometido pelo próprio governador Silval Barbosa (PMDB), após a aprovação, pela Assembleia Legislativa, da Proposta de Emenda da Constituição (PEC) do Estado, que garantiu o aumento de repasse para a Unemat.
“Estava programado para que a discussão e deliberação sobre a implantação do campus da Unemat em Rondonópolis ocorresse na reunião do Consuni em novembro do ano passado, o que não aconteceu. Agora, estamos preocupados que o assunto não seja colocado em pauta na reunião que deve ocorrer neste mês ou início de março novamente”, argumentou o vereador Thiago Silva.
Na última visita de representantes da Unemat em Rondonópolis, em 18 de outubro do ano passado, havia ficado a promessa que em novembro daquele ano a implantação do campus na cidade seria debatida em reunião do Consuni em novembro. Os representantes solicitaram do município um local para iniciar com os cursos e chegaram a visitar áreas para a instalação de um campus permanente.
Na ocasião, os representantes da universidade chegaram a pontuar alguns cursos que iriam funcionar já no segundo semestre de 2014 na cidade, como Jornalismo, Letras/Tradução e Ciências da Computação. Um quarto curso ainda estava sendo definido e seria uma Engenharia ou Arquitetura e Urbanismo. O primeiro vestibular estaria marcado para o mês de maio.
TRANSFERÊNCIA DA REUNIÃO
Em dezembro, a informação era de que a reunião do Consuni que trataria da instalação do campus da Unemat em Rondonópolis havia sido transferida de novembro para dezembro. Em reportagem do Jornal A TRIBUNA, do dia 29 de dezembro, o deputado estadual Hermínio J. Barreto (PR) disse que continuava confirmado o vestibular local para o segundo semestre de 2014.
De acordo com Barreto, ao saber da mudança da data, ele e o deputado estadual Sebastião Rezende (PR) cobraram um posicionamento do governador Silval Barbosa (PMDB) e da reitoria da Unemat. “Conversei com ele (governador) e ficou confirmado que o campus estará instalado em 2014”, afirmou na ocasião.
Fonte: Jornal ATRIBUNA