O movimento Pró-Unemat liderado pelo vereador Thiago Silva (PMDB), foi determinante para impulsionar e mobilizar a classe política municipal e estadual para a implantação da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis, já com vestibular previsto para o dia 25 de maio para os cursos de Jornalismo, Letras e Direito.
“Esta conquista foi graças aos grupos de estudantes, professores, religiosos, entidades, e outros, que se uniram ao nosso movimento em favor da luta por melhoria e oferta de cursos superiores para a cidade e região”, disse Thiago Silva. Ele lembra que o movimento Pró-Unemat surgiu quando ainda era apenas professor universitário. “Diante do crescimento populacional e econômico da cidade, mas com a falta de mão obra qualificada, percebemos a necessidade de expansão de novos cursos para atender a população com ensino superior gratuito. E além disso, respaldar o crescimento econômico com mão de obra qualificada”, externou.
O movimento Pró-Unemat conseguiu mobilizar a sociedade e a classe política durante inúmeros eventos ocorridos nos últimos anos, como “Marcha pela Unemat” com o tema “Unemat Já”, onde centenas de estudantes saíram em passeata pelo centro de Rondonópolis com o intuito de sensibilizar o governador Silval Barbosa para liberar o recurso para a implantação da Unemat.
Também foi realizado um abaixo-assinado com 10 mil assinaturas para a implantação da instituição de ensino local. As assinaturas foram entregues ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Groso José Riva e ao governador Silval Barbosa (PMDB). Para a coleta das assinaturas foram visitados praticamente todas as escolas estaduais e realizado vários pit stops nas ruas da cidade.
O movimento Pró-Unemat está acompanhando a comissão criada pela reitoria da Unemat para instalação do campus da instituição na cidade desde as primeiras discussões sobre os custos da infraestrutura de funcionamento do campus em 2014. O objetivo agora é lutar pela construção da sede própria para abrigar os cursos.
Líder do movimento Pró-Unemat, o vereador Thiago Silva enaltece o apoio e atenção de toda a classe política envolvida e que estiveram juntos o movimento Pró–Unemat como todos os vereadores e a bancada de deputados federais e estaduais que representam a região, com destaque para os lideres de seu partido, o deputado federal Carlos Bezerra e Teté Bezerra.
Fonte: Jornal Atribuna