No próximo dia 20 de maio de 2015 será comemorado, em Rondonópolis, o primeiro “DIA MUNICIPAL DO POETA” em homenagem a todos aqueles que escrevem poesias aqui na cidade. O Dia do Poeta foi instituído a partir de um projeto de lei de autoria do vereador Thiago Silva (PMDB), aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Percival Muniz (PPS), no começo do mês passado.Para Thiago Silva, o “Dia do Poeta” é uma forma de homenagear e reconhecer o trabalho do poeta Valdir Xavier e dos demais escritores de poesias da cidade. O projeto foi apresentado e aprovado no ano passado, semanas após o falecimento de Valdir Xavier. “Além da data, foi criada na Câmara Municipal a Medalha do Mérito Poético ‘VALDIR XAVIER’ destinada para homenagear personalidades do município que tenham efetivamente prestado relevantes serviços ao desenvolvimento artístico e cultural, incentivando a leitura e criação de poesia”, disse o vereador.
De acordo com Thiago Silva, a homenagem a Valdir Xavier estende-se a todos os poetas e escritores da cidade. “Através do Jornal A TRIBUNA, Valdir Xavier colocou em evidência o trabalho dos poetas e escritores em nosso município. Esta é uma forma de homenagear e reconhecer o trabalho de todos os poetas e escritores locais”, disse o vereador.
Autodidata, Valdir foi revelado pelo Jornal A TRIBUNA, onde começou a escrever em 1994. Desde então, também se tornou leitor assíduo do periódico. Neste tempo, ele ganhou destaque na sociedade local, com um grande número de admiradores e convites para palestras.
A coluna “Cantinho do Poeta”, no Jornal A TRIBUNA, por exemplo, foi criada em reconhecimento e valorização das obras de Valdir Xavier, que escrevia com maior assiduidade. Hoje, se tornou um espaço para todos os poetas e escritores locais.
Valdir Xavier faleceu aos 75 anos de idade, no dia 3 de maio do ano passado. Ele lutava contra um câncer no estômago. O poeta nasceu em Tiros (MG), em 20 de maio de 1937, sendo filho de Herculano Rodrigues de Freitas e Paula de Morais Pessoa. Deixou quatro filhos: Ezequiel, Herculano, Eliseu e Doralice, e seis netos. Era viúvo de dona Celina, com quem viveu quase 26 anos.Em Mato Grosso desde 1967, o poeta chegou em Rondonópolis em 1985. Foi lavrador, administrador de fazenda e, nos últimos anos de sua vida, trabalhou como balconista na Comercial Rio Negro, mesmo aposentado. Morava sozinho, mas os filhos sempre estavam acompanhando e dando-lhe a devida assistência. Mesmo com a saúde debilitada, o poeta não deixou o gosto de escrever suas poesias e publicá-las no jornal A TRIBUNA.
O poeta Valdir Xavier foi o primeiro homenageado pelo Rotary Clube Rondonópolis Leste com o troféu “Destaque Cultural”, que foi entregue durante reunião do clube de serviço na noite do dia 29 de março de 2012. A honraria foi a primeira conferida dentro da proposta do Rotary Leste em proporcionar merecido destaque aos profissionais pioneiros da cidade que estavam, praticamente, no anonimato.
Publicado no Jornal A Tribuna no dia 09/07/14