A Fundação Ulysses Guimarães (FUG) começou, no último sábado (23/08), na Escola Estadual Domingos Aparecido dos Santos, no Conjunto São José, o curso telepresencial de formação política com carga horária de 45 horas. O curso aborda de maneira didática os temas: Política, Poder, Cidadania, Estado, Participação, Políticas Públicas, Movimentos de Juventude e Estatuto da Juventude. As aulas telepresenciais são ministradas pelos professores doutores Rodrigo Stumpf Gonzalez, Álvaro Filipe Oxley da Rocha e Gabriel Chalita, entre outros.
A iniciativa do projeto partiu do vereador Thiago Silva (PMDB), que também é mediador da FUG em Rondonópolis. “Nosso objetivo é levar às escolas, universidades e aos movimentos sociais organizados a discussão do papel do jovem na política brasileira”, disse Thiago. Ele explica que a FUG trabalha na construção de uma forma diferente de fazer política, que leva o jovem a ser um cidadão capaz de entender a sua realidade social, para que tenha capacidade de tomar suas decisões em relação às escolhas políticas.
De acordo com os mediadores Gilson Oliveira e Wilber Maciel, o curso aprimora os conhecimentos sobre a questão política do nosso país, ampliando a discussão sobre temas relevantes da sociedade.
A aula inaugural foi ministrada pelo vereador Thiago Silva que falou da importância da participação do jovem nos movimentos de juventude no processo de redemocratização do País e da importância do fortalecimento das instituições que defendem os direitos dos jovens brasileiros.
Durante todo o curso, serão ministradas as aulas telepresenciais divididas em 02 módulos. O primeiro módulo, contendo a aula inaugural e mais 04 aulas, o segundo módulo, contém 05 aulas. Ao final do curso, todos os matriculados receberão um certificado da Fundação Ulysses Guimarães.