Notícias

Thiago Silva propõe política de conservação e reaproveitamento das águas

publicado em 1 de outubro de 2015

Está tramitando na Câmara Municipal um projeto de lei de autoria do vereador Thiago Silva (PMDB), que se aprovado cria na cidade a política municipal de conservação, uso racional e reaproveitamento de água.

“A nossa proposta objetiva a criação de medidas necessárias à conservação, redução do desperdício e à utilização de fontes alternativas para a captação e o aproveitamento da água nas edificações, bem como, conscientização dos usuários sobre a importância da água para a vida”, disse o vereador autor do projeto.

A nova proposta prevê ações de conservação dos mananciais com as seguintes medidas: coleta e o tratamento de esgotos, controle da ocupação urbana, controle da poluição de córregos, rios e lagos e educação ambiental para evitar a poluição.

“A escassez da água é um problema enfrentado em vários cantos do planeta e isso é resultado do consumo cada vez maior dos recursos hídricos, do mau uso que se faz dos mesmos, da poluição, do desperdício e, sobretudo, da falta de políticas públicas que estimulem o uso sustentável da água”, ressaltou Thiago Silva.

Ele ainda lembra que entre tantos recursos naturais, um é de absoluta importância para nossa sobrevivência, ou seja, a água. “A raça humana desapareceria, toda a natureza se transformaria em chão seco e empoeirado e o mundo não seria mais um lugar para se viver sem a água para nos nutrir e suprir nossas necessidades diárias. É duro, mas é a realidade. O que se acreditava ser um recurso natural inesgotável está se esgotando e isso se dá por falta de políticas que incentive o reaproveitamento”, externou o vereador.

Para Thiago Silva o uso de fontes alternativas de suprimento é citado como uma das soluções para o problema de escassez da água. “Dentre estas fontes, podemos citar um exemplo clássico, onde destaca-se o aproveitamento da água da chuva e o reuso de águas. O aproveitamento da água da chuva caracteriza-se por ser uma das soluções mais simples e baratas para preservar a água potável”, sugeriu o vereador.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.