Notícias

Vereador cobra aplicação do Programa Meu Primeiro Emprego

publicado em 18 de março de 2016

O Vereador Thiago Silva (PMDB) apresentou na última quarta-feira (16), na Câmara Municipal um requerimento direcionado para as secretarias de Administração, Desenvolvimento Econômico e Promoção e Assistência Social, cobrando informações sobre as providências que foram tomadas para implementação e cumprimento da lei de sua autoria de número 7.869/2013 que instituiu o Programa Meu Primeiro Emprego, que visa à contratação de jovens para o mercado de trabalho.

De acordo com a lei sancionada em 2013, as empresas que receberem incentivos fiscais do município deverão destinar 15% das vagas para jovens sem experiência. A lei determina que os processos seletivos da administração pública devam reservar também 15% para o programa Meu primeiro Emprego. Além disto, o programa de estágio da Prefeitura deverá priorizar no mínimo 50% das vagas ao programa.

“Quando apresentamos o projeto em 2013, visamos fomentar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, capacitando e incorporando nas mais diversas áreas laborais. A expectativa também é facilitar a inserção ao mercado de jovens capacitados em cursos profissionalizantes, porém ainda sem experiência”, informou Thiago Silva.

Conforme dados do IBGE a taxa do desemprego atingiu no ano passado 8,5% e entre os jovens a taxa é mais que o dobro, chegando há 19,4%. “Estamos cobrando a aplicação da lei, pois o último censo apontou que 30% de nossa população é formada por jovens e eles são a parcela da sociedade que está mais vulnerável a criminalidade. Queremos que nossa juventude possa ter o apoio do poder público e mais oportunidade de educação, emprego e renda para que não sejam captados pelo mundo do crime”, explica.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.