Foi realizada nesta quarta-feira (15) a primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Rondonópolis, em seu primeiro discurso o vereador Thiago Silva (PMDB), defendeu a criação de uma frente parlamentar para implantação da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e criação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
“Vamos continuar nossa luta pela educação, qualificação profissional e também pela implantação da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e criação da Universidade Federal de Rondonópolis, destacou o parlamentar”.
O vereador também enfatizou a sua luta pela ampliação do ensino superior gratuito para os jovens da cidade e região, reforçando a necessidade da ampliação do acesso à universidade pública. O parlamentar também ressaltou o trabalho do Prefeito José Carlos do Pátio (SD).
“Como deputado o Prefeito José Carlos do Pátio foi autor do Projeto de Lei que criou o campus da Unemat em Rondonópolis, agora como prefeito terá a chance de ajudar a trazer a Universidade para Rondonópolis”.
A proposta do vereador com a criação da frente parlamentar é proporcionar um espaço de debates e união de forças políticas para consolidação do município como polo educacional. “Precisamos consolidar a nossa cidade também como referência em conhecimento e formação superior, fortalecendo e ampliando o acesso a Universidade pública em Rondonópolis.”
A Unemat
A luta pela implantação da Unemat em Rondonópolis é encampada há quase 10 anos. Um dos movimentos mais importantes é o “Unemat Já”, encabeçado pelo vereador Thiago Silva (PMDB).
Há três anos, o parlamentar conseguiu viabilizar instalação do campus em Rondonópolis. Um vestibular chegou a ser anunciado para 25 de maio de 2014, com 150 vagas em três cursos – Letras, Jornalismo e Direito. O concurso não foi realizado.
Recentemente, Thiago Silva conseguiu uma emenda no orçamento da Prefeitura de Rondonópolis para este ano, para instalação da Unemat em Rondonópolis. A emenda é de R$ 500 mil.