O movimento Pró-Unemat liderado pelo vereador Thiago Silva (PMDB), destaca que a aprovação para instalação da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), em Rondonópolis é resultado da mobilização de alunos, professores, lideranças comunitárias, entidades de classe, com apoio dos vereadores, deputados estaduais, prefeito e governador. O vereador está engajado na luta estudantil pela implantação da Unemat em Rondonópolis há mais de 10 anos, antes mesmo de se eleger vereador já lutava pela implantação do campus na cidade. “Vencemos a primeira etapa para instalação da Unemat em Rondonópolis, mas a luta e os movimentos irão continuar na busca da oferta de mais cursos e a construção da sede da universidade no município”, disse Thiago Silva.
Ele lembra que o movimento Pró-Unemat surgiu diante do crescimento populacional e econômico da cidade, com a falta de mão obra qualificada. “Percebemos a necessidade de expansão de novos cursos para atender a juventude com ensino superior gratuito. E, além disso, respaldar o crescimento econômico com mão de obra qualificada” externou.
O movimento Pró-Unemat conseguiu mobilizar a sociedade e a classe política durante inúmeros eventos ocorridos nos últimos anos, como “Marcha pela Unemat” com o tema “Unemat Já”, onde centenas de estudantes saíram em passeata pelo centro de Rondonópolis com o intuito de sensibilizar a classe política para liberar recursos para a implantação da Unemat.
“No começo, muitas pessoas não acreditavam na instalação da Unemat na cidade, mas ao longo do tempo o movimento foi ganhando sustentação, principalmente com a mobilização de estudantes e professores, assim como toda a sociedade organizada. Tivemos mais de 10 mil assinaturas em apoio e solicitação da instalação da Unemat. Vários movimentos públicos foram realizados, como mobilizações nas escolas, igrejas, praças e ‘pit stop’ em ruas e avenidas de Rondonópolis. No ano de 2013, a Assembléia Legislativa aprovou o aumento do orçamento da Unemat com o compromisso da instituição se instalar em Rondonópolis. Além disso, como vereador, consegui aprovar no orçamento da Prefeitura de Rondonópolis R$ 500 mil para o núcleo da universidade aqui na cidade”, explicou o parlamentar.
A mobilização local, assim como do vereador Thiago Silva, sempre esteve vigilante para garantir a consolidação da Unemat na cidade. Em 2014, o vestibular chegou a ser aberto, mas posteriormente suspenso por um entendimento do Ministério Público Estadual.
Após aguardar mais de um ano, o vereador Thiago Silva protocolou um ofício no Ministério Público para que fossem garantidos os direitos dos estudantes inscritos no vestibular de 2014. Depois disso, a promotora de Justiça Joana Maria Bortoni Ninis, titular da 1ª Promotoria Cível de Rondonópolis, sinalizou para abertura de um inquérito civil e com isso foram realizadas também várias cobranças do vereador Thiago Silva, na tribuna da Câmara Municipal, juntamente com outros vereadores. Como resultado desta cobrança, foi criada uma comissão para tratar da implantação da Universidade na cidade, composta pelos vereadores Orestes Miráglia (SD), Adonias Fernandes (PMDB), Subtenente Guinancio (PSDB) e Silvio Negri (PC do B).
“Esta comissão fez várias reuniões, a situação se resolveu e, enfim, a Unemat será instalada na cidade primeiramente com a oferta dos cursos de Letras e Ciência da Computação, conforme foi aprovado pelo Conselho Universitário. Estive na reunião do conselho que aprovou os cursos para Rondonópolis junto com o vereador Silvio Negri, e na reunião ainda houve a garantia da instalação do curso do Direito na cidade para o final deste ano ou começo de 2018”, informou.
O vereador destaca que o movimento em prol da Unemat liderado por estudantes e professores da cidade começou no final da década de 90, com apoio do atual prefeito Zé Carlos do Pátio (SD), ainda quando ele era deputado estadual. Posteriormente, o movimento foi ganhando força política com os ex-deputados J. Barreto (PR) e Teté Bezerra (PMDB), com os atuais deputados Nininho (PSD), Sebastião Rezende (PSC) e o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB).
De acordo com alguns líderes do movimento, entre eles, Thiago Silva, José Olavo e Isa Paiva, todos fazem questão de externar publicamente agradecimentos ao prefeito Zé do Pátio e também ao governador Pedro Taques (PSDB), pela instalação da Unemat na cidade. O governador estará em Rondonópolis para anunciar oficialmente a Unemat nesta terça-feira (23).
De acordo com o vereador o próximo passo é lutar pela construção do prédio da instituição que, por enquanto, irá funcionar em espaço cedido. “Vamos continuar trabalhando por mais emendas parlamentares para investimentos na Unemat e aumento da oferta de cursos. O nosso objetivo é fortalecer a Unemat na região Sudeste do Estado, e continuar lutando para Rondonópolis se consolidar como um pólo educacional na região Centro Oeste do país”, conclui Thiago Silva.