O deputado estadual Thiago Silva – MDB tomou posse para a 19ª Legislatura, do parlamento da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. A solenidade ocorreu manhã de hoje (01), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros da Assembleia Legislativa.
A cerimônia contou com a presença do governador Mauro Mendes (DEM) e a vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Maria Helena Povoas, Procurador-Geral do Ministério Público do Estado, Mauro Curvo; o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeito (PTB); o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Misael Galvão (PSB); Ricardo Gomes de Almeida, representando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Márcio Vidal; a reitora da UFMT, Myrian Serra; o Defensor Público-Geral, Clodoaldo Aparecido de Queiroz; o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges e o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Fernando Dias.
Thiago assumiu seu primeiro mandato afirmando compromisso com as pautas positivas para o Estado e para o servidor público. “Começo meu trabalho na Assembleia Legislativa, focado para melhorar a qualidade de vida e pela inclusão social da população mato-grossense, lutando pelo desenvolvimento econômico e pelos direitos dos trabalhadores”.
Silva garantiu mais uma vez que apoia as medidas de enxugamento do Estado, revisão do duodécimo para todos os poderes, mas voltou a afirmar que é contra qualquer medida que prejudique o servidor público. “O funcionário público de carreira não pode ser crucificado pela incompetência administrativa e descontrole de gestões anteriores. Existem outras medidas que podem ajudar a equacionar o Estado, sem mexer no bolso ou direito adquirido do servidor”, conta.
Thiago inicia seu mandato parlamentar nesta sexta-feira (01) e segue no cargo até o dia 31 de janeiro de 2023.
Carreira
Thiago Silva é formado em economia, especialista em administração pública, gerência de cidades, ciência política e pós-graduando em direito público. Entrou na vida pública através do movimento estudantil e comunitário. No ano de 2010, junto com estudantes, professores e lideres comunitário criou o Movimento UNEMAT JÁ, que tinha como objetivo a instalação do campus da Universidade Estadual de Mato Grosso em Rondonópolis. Fato consumado anos depois.
O empenho refletiu nas urnas. Em 2012 foi eleito pela primeira vez vereador com 1.624 votos. Logo no primeiro mandato foi o parlamentar mais atuante na Câmara. O trabalho destacado na educação, agricultura familiar, emprego e renda, transparência, ciência, tecnologia e inovação foi reconhecido na eleição seguinte. Em 2016, foi reeleito e com expressiva votação. Foi o vereador mais votado em Rondonópolis, com 3.264 votos.