Notícias

Thiago Silva reúne com o ministro da Educação para cobrar apoio as Universidades Federais

publicado em 30 de maio de 2019

O deputado Thiago Silva (MDB) esteve em audiência com a comitiva da bancada federal de Mato Grosso com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para debater a situação dos institutos federais e universidades que estão dentro do campo de atuação em Mato Grosso.

O parlamentar explicou que a preocupação é com o contingenciamento do orçamento na educação e os reflexos em Mato Grosso nas universidades federais e nos institutos de educação.

Thiago esteve junto com os senadores Jayme Campos, Wellington Fagundes e os deputados federais, Dr Leonardo, Neri Geller, Emanuelzinho e Rosaneide e os reitores da Unemat, IFMT e UFMT. “Passamos a preocupação da comunidade de Mato Grosso com essa situação do contingenciamento na educação, que pode prejudicar o planejamento e o funcionamento das instituições de ensino superior federais”, disse o deputado.

Ele ainda aproveitou a oportunidade para pedir ao ministro que garanta apoio financeiro à UFMT de Cuiabá, Varzea Grande e Rondonópolis para conclusão das obras em andamento e paralisadas e agilidade nos trâmites para o término do processo de consolidação da UFR. “Temos que garantir o funcionamento pleno da UFR, e para isto aguardamos desde 2018 a nomeação do reitor e demais cargos para iniciar de fato as atividades administrativas”, resumiu.

No começo do mês, o deputado Thiago Silva que é presidente da comissão de Educação, Cultura, Ciências, Tecnologia, Cultura, Esportes e Lazer da Assembleia Legislativa anunciou a intenção do parlamento mato-grossense acionar a Justiça Federal via procuradoria da Assembleia Legislativa para barrar o contingenciamento e garantir recursos no orçamento para O IFMT, UFMT e UFR. “O Estado de Mato Grosso é o maior produtor de grãos do País, e tem sido fundamental para o equilíbrio da balança comercial brasileira, porém precisamos da contrapartida do Governo Federal para que o Estado invista em pesquisa e na expansão do ensino técnico e superior para continuamos avançando na produção agrícola. Queremos apenas que as nossas instituições mantenham os investimentos que estão sendo feitos”, resumiu o deputado.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.