Notícias

Deputados pedem intervenção do Estado para ajudar famílias de Jarudore

publicado em 17 de julho de 2019

Uma comissão formada pelos deputados Thiago Silva (MDB), Nininho (PSD) e Sebastião Rezende (PSC) , pelos vereadores de Poxoréu, Giovane Conceição (MDB), Nathane Vilela (PSD) e Agnaldo Batata (DEM) e lideranças do distrito de Jarudore participou de uma reunião com o governador Mauro Mendes (DEM).

Na pauta da reunião, a situação do distrito, que vive um problema devido à uma decisão da Justiça Federal que determina a retirada das famílias do local e a entrega da área rural do Jarudore para a comunidade indígena Bororo. Somando a região são cerca de 1,9 mil famílias que poderão ficar desabrigadas.

Uma das propostas apresentadas é que o Estado, por meio da Procuradoria, entre com um pedido de efeito suspensivo da liminar que pede a entrega da área. “O governador, inclusive, chamou os procuradores e pediu que eles estudassem o caso e ajudassem a buscar uma solução”, explicou o deputado Thiago Silva.

O parlamentar esteve no fim de semana no Distrito participando de uma reunião com os moradores e ouviu relatos preocupantes. “Tem gente que está lá há 40, 50 anos e não tem para onde ir, a situação é realmente tensa e preocupante”, completou.

No entanto, as primeiras famílias começaram a ser notificadas por oficiais de justiça para deixarem a área.

O deputado adiantou que o governador se mostrou solidário aos moradores do Distrito. “Respeito o direito do povo indígena, mas precisamos levar em consideração que estas pessoas moram no local há mais de 40 anos. O que estiver no meu alcance e do Estado, iremos fazer para ajudar as famílias permanecerem no Distrito”, diz o Governador Mauro Mendes.

O Deputado Thiago, ainda solicitou o apoio da Assembleia Legislativa para que também entra com uma ação suspensiva da decisão judicial, e resguarde o direito das famílias que vivem no local.

Uma outra alternativa apresentada é a revogação de um decreto de 1945, que traria as terras do Distrito de volta ao Estado e com isso a situação poderia ser revista. “Apresentamos esse decreto ao Governador e ficou de se fazer um estudo neste sentido”, completou o prefeito de Poxoréu.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.