O deputado estadual Thiago Silva – MDB entregou na noite de segunda-feira (02) uma Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa para o padre Lothar Bauchrowitz. A homenagem aconteceu durante as festividades do aniversário de 81 anos do líder religioso e dos 12 anos de ordenação do padre Volnei Luiz Weber.
O evento aconteceu no salão paroquial da Igreja São José Operário, distrito da Vila Operária, em Rondonópolis. O parlamentar pontuou que o padre Lothar merece toda e qualquer homenagem honrosa pelos inúmeros trabalhos sociais realizados na região. “Eu cresci vendo o trabalho e as conquistas deste homem de coração gigante, o pai de milhares de rondonopolitanos. Ele fez milhares de casas para famílias carentes. Promoveu dignidade para homens e mulheres e contribui até hoje para o desenvolvimento econômico da Vila Operária. Hoje com mais de 80 mil habitantes”, comenta Thiago.
Livro
Thiago Silva ainda prestigiou o lançamento do livro “Cáritas Diocesana de Rondonópolis – Padre Lothar Bauchrowitz”. A obra do escritor Hermélio Silva apresenta os feitos de maior relevância do religioso e é mais uma que entra para a bibliografia do pai dos pobres. “O escritor Hermelio Silva foi muito feliz em sua coleta de dados. O livro ficou muito bom e traduz bem o que representa o padre para Rondonópolis desde o início dos anos 60. Eu como um amante de livros e fã desse grande líder já comprei o meu exemplar”.
Biografia
Lothar Bauchrowitz nasceu na Prússia, Alemanha, em 01/07/1938. Foi ordenado Padre no dia 28/07/1963 na catedral de Mogûncia pelo Cardeal Hermenn Volk.
Chegou no Brasil na década de 60, foi recebido pelo bispo Dom Vunibaldo e Frei Servácio. Ficou três meses com os seminaristas menores para estudar o português em Guaratinguetá (SP), para só depois desembarcar em definitivo em Rondonópolis. Foi empossado por Dom Vunibaldo, como pároco da Igreja São José Operário em 01/02/1967.
Ao longo de meio século foi personagem fundamental para o desenvolvimento da Vila Operária. Teve influência direta na construção de quase 4 mil moradias. É um defensor da educação, cidadania e dignidade. Sempre andou ao lado da política, mas nunca dentro dela. Assim conseguiu respeito de prefeitos, deputados, senadores, governadores.