Notícias

Deputados cobram recursos do Fethab para a agricultura familiar

publicado em 1 de agosto de 2019

Os deputados Thiago Silva (MDB) e Valdir Barranco (PT) protocolaram, em conjunto, um requerimento ao Governo do Estado, pedindo para que seja garantindo dentro da Lei do Fethab, os repasses de valores arrecadados à agricultura familiar.

De acordo com a Lei, o Fethab Óleo Diesel sofre uma divisão, aonde metade vai para o Estado e outra metade repassada aos 141 municípios de Mato Grosso.  Da parte que cabe ao estado no mínimo de 7% e no máximo 10% devem ser utilizados para ações voltadas para agricultura familiar.

No ano de 2017, por exemplo, foram repassados para os projetos da agricultura familiar mais de R$ 32 milhões, de acordo com o Portal Transparência do Governo do Estado.

O deputado Thiago Silva explicou que pede no documento para que seja informado à Assembleia quanto a aplicação do percentual destinado dos Recursos do Fethab para o financiamento das ações voltadas ao desenvolvimento da Agricultura Familiar, e caso, ainda não esteja sendo realizada a aplicação de tais recursos, que sejam tomadas medidas para o cumprimento da Lei.

O parlamentar lembrou que defende, em seu mandado, o fortalecimento da agricultura familiar em todo o Estado. “Os nossos pequenos agricultores dependem muito de apoio e incentivos, como a manutenção das estradas, pontes e principalmente apoio técnico e devem ser valorizados”, disse o parlamentar. Thiago ainda lembrou que em Mato Grosso existem mais de 500 assentamentos carentes de infraestrutura e abastecimento de água.

EMPAER-  Na semana passada, o deputado visitou no Parque de Exposições de Rondonópolis, o estande da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), onde foi apresentado ao parlamentar técnicas e estratégias de plantio para pequenas propriedades.

Na oportunidade o deputado demonstrou apoio aos servidores da Empaer que estão apreensivos com a possibilidade de o Governo do Estado extinguir a empresa estatal. “Uma de minhas bandeiras é em defesa do pequeno produtor rural, a agricultura familiar. Para esses trabalhadores a Empaer é o braço direito. Os técnicos levam até as propriedades tudo o que tem de mais moderno, as tecnologias da agricultura e pecuária. Vou defender a Empaer pelas famílias que moram e vivem na área rural, pela classe que produz alimentos e que se mantém no campo”, disse Thiago.

O parlamentar, na Assembleia Legislativa, junto com o deputado Barranco, recebeu uma comitiva de servidores da Empaer, onde debateram o Plano de Demissão Voluntária que está sendo instituído. “Nós estamos defendemos que o PDV seja justo com todos servidores e valorize os anos de serviços prestados ao Estado”, disse.

 

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.