Notícias

Em Brasília Thiago Silva discute situação de Jarudore com presidente Bolsonaro

publicado em 29 de agosto de 2019

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) está em Brasília a cumprindo extensa agenda de compromissos. Entre as pautas está uma solução para distrito de Jarudore, município de Poxoreu.

O parlamentar discutiu a questão na manhã desta quinta-feira (29), junto com deputados estaduais, bancada federal, governador Mauro Mendes e do prefeito de Poxoreu, Nelson Paim, com presidente Jair Bolsonaro. “Nós apresentamos todo o estudo feito naquela região e mostramos para o presidente que a decisão judicial, que determina a desocupação daquelas terras é um grande equívoco, que precisa ser corrigido. O presidente Bolsonaro demonstrou muita preocupação com as mais de 1.300 pessoas que moram no distrito. O governo federal garantiu que vai disponibilizar todos os canais para resolver a questão”.

O primeiro passo já foi dado através da Funai – Fundação Nacional do Índio. “Ficou acordado que Funai vai criar uma câmara de conciliação, para que se possa chegar um entendimento entre a população e comunidade indígena. O trabalho será elaborado em parceria com a Advocacia Geral da União – AGU. É um momento de unir forças e evitar que Jarudore se transforme numa nova Suiá Missú”, lembra Thiago Silva.

A reunião agendada pelo deputado federal José Medeiros – Podemos, também contou com participação do Ministro da Economia Paulo Guedes, que garantiu o pagamento de uma parcela do FEX (Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações) a Mato grosso. O Ministro também confirmou que a viabilidade de um empréstimo para o Estado, via Banco Mundial. “É sem dúvida uma grande notícia para Mato Grosso. Uma parcela do FEX representa dinheiro em caixa que vai ajudar na oxigenação do Estado. Quanto ao empréstimo é dinheiro necessário, que vai ajudar a refinanciar os dividendos do governo, com juros pequenos e a longo prazo. Nossa estada na capital federal foi muito positiva”, avalia.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.