O deputado estadual Thiago Silva (MDB) está em Brasília a cumprindo extensa agenda de compromissos. Entre as pautas está uma solução para distrito de Jarudore, município de Poxoreu.
O parlamentar discutiu a questão na manhã desta quinta-feira (29), junto com deputados estaduais, bancada federal, governador Mauro Mendes e do prefeito de Poxoreu, Nelson Paim, com presidente Jair Bolsonaro. “Nós apresentamos todo o estudo feito naquela região e mostramos para o presidente que a decisão judicial, que determina a desocupação daquelas terras é um grande equívoco, que precisa ser corrigido. O presidente Bolsonaro demonstrou muita preocupação com as mais de 1.300 pessoas que moram no distrito. O governo federal garantiu que vai disponibilizar todos os canais para resolver a questão”.
O primeiro passo já foi dado através da Funai – Fundação Nacional do Índio. “Ficou acordado que Funai vai criar uma câmara de conciliação, para que se possa chegar um entendimento entre a população e comunidade indígena. O trabalho será elaborado em parceria com a Advocacia Geral da União – AGU. É um momento de unir forças e evitar que Jarudore se transforme numa nova Suiá Missú”, lembra Thiago Silva.
A reunião agendada pelo deputado federal José Medeiros – Podemos, também contou com participação do Ministro da Economia Paulo Guedes, que garantiu o pagamento de uma parcela do FEX (Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações) a Mato grosso. O Ministro também confirmou que a viabilidade de um empréstimo para o Estado, via Banco Mundial. “É sem dúvida uma grande notícia para Mato Grosso. Uma parcela do FEX representa dinheiro em caixa que vai ajudar na oxigenação do Estado. Quanto ao empréstimo é dinheiro necessário, que vai ajudar a refinanciar os dividendos do governo, com juros pequenos e a longo prazo. Nossa estada na capital federal foi muito positiva”, avalia.