Notícias

Thiago defende gestão compartilhada na Santa Casa

publicado em 31 de agosto de 2019

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) defendeu uma força tarefa, por parte da classe política, para evitar o fechamento da Santa Casa de Rondonópolis.

O parlamentar foi além e destacou a necessidade de que o Hospital passe a ser administrado em um sistema de gestão compartilhada, entre o Poder Público e o atual grupo que administra a unidade de saúde de Rondonópolis. “Vejo essa necessidade e desta forma todos participariam deixando a administração ainda mais transparente”, disse o parlamentar.

O deputado participou na sexta-feira (30) de audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa, em Rondonópolis, para debater a situação da Santa Casa. Durante a reunião, a diretoria do Hospital fez um diagnóstico financeiro e administrativo e apontou uma dívida de R$ 24 milhões, grande parte gerada por atrasos em repasses e pelos valores da tabela SUS, que estariam defasados.

Thiago Silva disse que tem conversado com o Governo do Estado sobre o assunto e cobrado pontualidade nos pagamentos ao Hospital. “Nos últimos meses, o governo está fazendo os repasses dentro das datas e pagando ainda muitos que ficaram para trás da gestão anterior”, completou o deputado.
Thiago Silva ainda explicou que esteve em Brasília participando de uma reunião com o presidente Bolsonaro, onde houve a confirmação da liberação, até o fim do ano, de mais de R$ 1 bilhão de recursos do FEX para Mato Grosso. “Eu defendo que parte desse recurso seja liberado para Saúde para atender necessidades como a da Santa Casa de Rondonópolis”, encerrou.

O parlamentar defendeu uma união da classe política, em torno da Santa Casa, para evitar o pior. “O fechamento é muito ruim para todos, principalmente pelo fato que cerca de 80% dos atendimentos da Santa Casa é feito via SUS”, completou.

A Santa Casa é o principal hospital em funcionamento na região, atende 19 municípios do Estado, conta com Utis Infantil, Adulto e Neo-Natal e conta com estrutura para tratamento de Oncologia e atualmente realiza cirurgias cardíacas de peito aberto, pelo SUS, dentre outras.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.