Notícias

Assembleia Legislativa discute projeto Cota Zero em Rondonópolis

publicado em 25 de setembro de 2019

O município de Rondonópolis sedia na próxima sexta-feira (27), audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 668/2019, que “dispõe sobre a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca “, proposto pelo governo de Mato Grosso. O encontro acontece às 14h, na Colônia de Pescadores Z-3, na Avenida Cuiabá, região central.

A iniciativa atende uma solicitação dos deputados estaduais Thiago Silva (MDB) e Sebastião Rezende (PSC). A proposta é discutir com pescadores e comerciantes ideias que possam colaborar com o projeto. “Queremos discutir com as regiões com grande volume de pesca de Mato Grosso alternativas que possam ser adicionadas neste projeto e assim preservar o ganha pão de quem sobrevive do segmento”, explica Thiago Silva.

Conhecido como Cota Zero, o projeto regula atividade pesqueira em Mato Grosso, por cinco anos, bem como proíbe o transporte, armazenamento e comercialização do pescado de rios de Mato Grosso. “É um projeto que precisa ser muito bem debatido para sociedade. Conforme audiências que feitas em outros municípios constatamos que a falta de peixes em nossos rios é uma questão de pesca predatória. Tal crime não é provocado por quem ganha vida pescando. Temos ainda a questão do turismo, que pode ser afetada. É por isso que estamos pedindo para os interessados pelo assunto que compareçam na audiência pública de sexta-feira e contribuam com o aperfeiçoamento da proposta”, frisa Silva.

O projeto ainda prevê que após a lacuna de cinco anos, as definições sobre cota, medida do pescado e proibição de captura de algumas espécies serão definidas pelo Conselho Estadual da Pesca (Cepesca).

 

 

 

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.