Notícias

Deputado Thiago apresenta projeto de lei para incentivar a educação financeira nas escolas

publicado em 17 de fevereiro de 2020

Com o objetivo de incluir a pauta da educação financeira na grade curricular das escolas públicas de Mato Grosso, o presidente da comissão de educação e deputado estadual Thiago Silva apresentou na tribuna da Assembleia projeto de lei que incentiva o estudo na rede estadual.

Segundo o projeto as escolas estaduais de Mato Grosso deverão incluir em seus componentes curriculares, na etapa do Ensino Médio, em caráter complementar, conteúdo programático de informação e orientação sobre o tema “Educação Financeira”, que é de grande relevância para a sociedade em geral. “Queremos promover a conscientização sobre o consumo e a importância do planejamento financeiro para crianças e jovens no estado de Mato Grosso. A Educação Financeira possibilita que os cidadãos melhorem a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros. Sabe-se que com informação e orientação, é possível adquirir consciência sobre oportunidades e riscos, para fazer escolhas assertivas e sustentáveis em relação à administração dos próprios recursos”, explicou o deputado Thiago Silva.

O tema ‘Educação Financeira’ irá tratar dos princípios de planejamento, gerenciamento, avaliação e controle da economia pessoal e familiar, oportunizando a obtenção de informação, formação e orientação para o desenvolvimento de competências financeiras do cidadão. O intuito do projeto de lei é despertar o interesse e a consciência do aluno sobre a gestão financeira pessoal e familiar, exercitando o diagnóstico financeiro e a auto avaliação.

A referida matéria foi incluída na grade curricular das escolas pelo BNCC, a Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação e Cultura. A BNCC é um documento que prevê que deve ser ensinado nas escolas, desde a educação infantil até o ensino médio.

Pela BNCCM, educação financeira deve ser abordada nas pelas escolas, ou seja, nas várias aulas e projetos. Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo Ministério da Educação (MEC), prevê que as redes de ensino adequem os currículos da educação infantil e fundamental, incluindo esta e outras competências no ensino, até 2020.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.