Notícias

Medalha Padre Lothar deve ser instituída na Assembleia Legislativa

publicado em 1 de julho de 2020

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso a proposta de instituição da Medalha “Padre Lothar Bauchrowitz”. Assim que for aprovada, a honraria será entregue a personalidades do Estado de Mato Grosso, que se destacaram em ações sociais de grande relevância.

O deputado estadual licenciado Thiago Silva (MDB) é o autor do projeto. O parlamentar apresentou o documento no final de 2019. A ideia era aprovar e instituir a honraria antes do aniversário do líder religioso, comemorado no dia 1º de julho. “O Padre Lothar é um exemplo de cidadão e nos últimos 50 anos dedicou a sua vida em prol as famílias mais humildes da nossa cidade. A criação desta medalha é uma forma de homenageá-lo e também a todos que prestam serviços sociais no nosso Estado. Devido a pandemia a Assembleia ainda não colocou o projeto em pauta, pois está priorizando projetos de combate ao coronavírus. Assim que eu me recuperar do Covid e retomar o trabalho no parlamento vou trabalhar a votação e aprovação do projeto. Depois que essa pandemia estiver controlada e se Deus quiser vencida, vamos organizar um grande evento para homenagear nosso querido padre e as personalidades que tem trabalho social prestado em Mato Grosso”, garante.

“Quero aproveitar a oportunidade e parabenizar o Padre Lothar por estar completando 82 anos de vida, e agradecer por tudo que já fez pelas famílias mais humildes de Rondonópolis”, finaliza Thiago.

Biografia

Lothar Bauchrowitz nasceu na Prússia, Alemanha, em 01/07/1938. Foi ordenado Padre no dia 28/07/1963 na catedral de Mogûncia pelo Cardeal Hermenn Volk.

Chegou no Brasil na década de 60, foi recebido pelo bispo Dom Vunibaldo e Frei Servácio. Ficou três meses com os seminaristas menores para estudar o português em Guaratinguetá (SP), para só depois desembarcar em definitivo em Rondonópolis. Foi empossado por Dom Vunibaldo, como pároco da Igreja São José Operário em 01/02/1967.
Ao longo de meio século foi personagem fundamental para o desenvolvimento da Vila Operária. Teve influência direta na construção de quase 4 mil moradias. É um defensor da educação, cidadania e dignidade. Sempre andou ao lado da política, mas nunca dentro dela. Assim conseguiu respeito de prefeitos, deputados, senadores, governadores.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.