Notícias

Thiago Silva participa de debates para construir Plano Estadual de Educação

publicado em 16 de abril de 2021

 

O deputado estadual Thiago Silva participou nesta quinta-feira (15) junto do deputado Wilson Santos, da Audiência Pública que debateu o plano estadual de educação (PL 997/2020) encaminhado pelo governo estadual. Na oportunidade, diversas instituições fizeram sugestões para o legislativo sobre o tema.

O plano, que terá a incumbência de orientar a política pública de educação pelos próximos cinco anos, possui 20 metas e foi debatido em audiência virtual com a participação de entidades escolares, com a fala de professores e alunos. A elaboração do documento ocorreu durante a Conferência Estadual de Educação realizada em 2017, mas a proposta foi encaminhada à Assembleia Legislativa somente no final de 2020.

Foram debatidas na audiência as diretrizes para a educação pública, o que engloba as áreas do ensino fundamental, médio, superior, educação indígena, políticas de alfabetização, universalização do atendimento escolar e superação das desigualdades educacionais.

De acordo com o deputado Thiago Silva que é vice-presidente da comissão de educação, este plano precisa ser revisado para que as propostas que possam ser exequíveis e que se tornem realidade para o futuro da educação estadual. “Acredito que a participação social faz a diferença para aprimorar este plano estadual que conta com o meu apoio para nortear a política pública da educação nos próximos anos. Educação é minha bandeira e podem contar com meu trabalho no parlamento para a aprovação do plano”, disse.

“Eu não me senti confortável em fazer a votação dessa matéria na Comissão de Educação. Fui provocado pelo Fórum Estadual de Educação e a retirei de pauta para que pudéssemos aperfeiçoá-la naquilo que ainda é possível. Estamos coletando sugestões”, disse o presidente da Comissão de Educação da AL-MT, Wilson Santos.

A secretária-adjunta de Políticas Educacionais do Sintep, Maria Luiza Zanirato da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) representou o Estado durante toda a audiência pública e disse da importância deste tema ser transmitido ao vivo pelo parlamento estadual.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.