Notícias

Lei que institui o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio reforça a ampliação de políticas públicas

publicado em 25 de novembro de 2022

 

Neste dia 25 de novembro, é o primeiro ano que se comemora o Dia Estadual de Combate à Violência contra a Mulher e ao Feminicídio que reforça o tema com a sociedade mato-grossense. O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso da Assembleia Legislativa, deputado estadual Thiago Silva (MDB), é o autor dessa iniciativa por meio da Lei de n.° 11.810/2022.

 

Ele explica que a Lei tem o propósito de ampliar as ações de políticas públicas para o enfrentamento de casos de feminicídios, em que Mato Grosso chegou a estar no ranking entre os estados do país, com maior taxa de crimes contra a vida de mulheres, em 2021. “A proposta é conduzir essa temática em consonância com a Política Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher, com ações de conscientização e prevenção quanto essa problemática que interfere no campo social”, frisa o parlamentar.

 

“Essa data nos permite fortalecer as mulheres a debaterem sobre o assunto e envolver outras instituições de serviços públicos. Vamos poder divulgar, difundir as informações, promover eventos por meio de campanhas, debates, seminários, palestras, apresentação de práticas de conscientização e prevenção, mobilização da comunidade referente ao feminicídio e violência contra a mulher”, esclarece o parlamentar.

 

Lei – A Lei proposta por Thiago Silva, antes de ser sancionada pelo Poder Executivo Estadual, em junho deste ano, recebeu votação unânime pelos parlamentares da Assembleia Legislativa.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.