Notícias

Thiago Silva é um dos deputados mais atuantes e produtivo da AL em 2023

publicado em 2 de janeiro de 2024

 

O deputado estadual Thiago Silva (MDB), que exerce o segundo mandato na Assembleia Legislativa, ficou entre os parlamentares mais produtivos no ano de 2023, estando em segundo lugar em produção legislativa, com 1.164 proposições (175 projetos de lei, 609 indicações, 56 requerimentos e teve 26 leis sancionados). Ele se destaca com a forte atuação e ampliação de ações nas áreas da agricultura familiar, social, educação, saúde e segurança pública em todo o estado de Mato Grosso.

 

No período, o parlamentar realizou muitas ações e projetos voltados para o pequeno produtor rural, com a entrega de equipamentos, tratores e perfuração de poços para atender assentamentos e comunidades rurais de toda a região do Estado. No social, ampliou projetos sociais na área da música como o “Tocando em Frente” e o Ciranda que atenderam mais de 1 mil crianças e jovens, no campo do artesanato com o “Flor de Cerrado” que beneficiou mais de 600 mulheres e o de “Esporte é Vida” que atendeu dezenas de escolinhas de futebol com materiais esportivos.

 

Como presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Casa de Leis, Thiago Silva ajudou a viabilizar a reforma, construção e ampliação de escolas estaduais para oferecer um ambiente moderno, atrativo e adequado para alunos e professores. Também, propôs uma Frente Parlamentar em defesa da Primeira Infância e garantiu emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, aprovada pelo Poder Executivo Estadual, para a construção de novas creches.

 

Ao longo do ano, o deputado trabalhou junto a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) na proteção à integridade física da comunidade escolar, com articulação e intervenção junto ao governo estadual com medidas estratégias e políticas de prevenção e enfrentamento de violência nas instituições da rede pública de ensino, com instalações de câmeras de monitoramento, botão do pânico e rondas policiais para inibir a violência em unidades educacionais.

 

Com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais no Estado, Thiago Silva instalou a Câmara Setorial Temática (CST) de Desenvolvimento Regional para fortalecer o potencial econômico, propor planos e projetos que fomentem o crescimento econômico de todos municípios mato-grossenses. Ele também integrou a CST da Saúde Mental em conjunto com o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), em que defendeu mais investimentos e ampliação de políticas públicas efetivas neste setor pelo governo estadual.

 

Em defesa à valorização da vida, no mês de outubro, o parlamentar promoveu ações em prol a vida, com a audiência pública “Semana Nacional da Vida” que debateu a conscientização sobre o tema no campo social, o que incluiu o direito à vida desde a concepção, a dignidade humana e a defesa da vida – com a participação de representantes de instituições e organizações religiosas e pró-vida. Ele garantiu a Lei de n.° 12.316/2023 de sua autoria, que institui o Dia Estadual do Nascituro e de Conscientização sobre os Riscos do Aborto – a ser celebrada no dia 8 de outubro, anualmente, com a inserção no calendário oficial do Estado.

 

O deputado também instalou a Frente Parlamentar em prol da BR-163/364, para promover discussões sobre as obras na rodovia, fiscalizar, cobrar manutenções, apontar pontos que necessitam de travessias urbanas – como trincheiras, passarelas e viadutos -, para garantir melhorias na logística aos usuários. Essa iniciativa tem a finalidade de discutir todos os imbróglios existentes nesta importante rodovia que enfrenta falhas na malha viária – em grande parte dos trechos – sejam nas regiões sul, sudeste, Baixada Cuiabana e no norte do Estado.

 

Thiago Silva, que realiza o Gabinete Itinerante há 10 anos, ampliou as ações do projeto durante o ano, e conseguiu atender demandas de todas regiões do Estado. O propósito é aproximar o mandato parlamentar da população e, assim, receber as reivindicações, ouvir os anseios e atender da melhor forma as demandas apresentadas pela população, para descentralizar o atendimento e trazer o cidadão para perto da Assembleia Legislativa e sugerir as indicações e melhorias para a cidade.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.