Notícias

Thiago Silva destina recursos e realiza ações para fomentar a ciência e tecnologia

publicado em 20 de maio de 2024

 

 

O professor e deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem atuado na vida pública para promover ações efetivas, projetos e leis que garantam a promoção de políticas públicas para o acesso da população à ciência e tecnologia e modernização.

Como presidente da Comissão de Educação da Assembleia em 2019 e 2023, o parlamentar apresentou indicações, viabilizou a entrega de 15 mil notebooks para professores e também assegurou a compra de chromebooks e televisões, visando equipar as unidades escolares em atendimento aos estudantes.

É de autoria do parlamentar o Projeto de lei nº 119/2023 que dispõe sobre a inclusão do tema “Robótica” como conteúdo transversal no currículo das redes públicas e privadas. O Governo já investiu mais de R$ 60 milhões para fomentar a robótica em mais de 100 unidades escolares.

“Acredito que o fomento à ciência e tecnologia é fundamental para diversificarmos a matriz econômica de Rondonópolis e Mato Grosso. Estamos trabalhando para garantir investimentos para a população, e o nosso foco é promover a modernização na gestão públicas e mais oportunidades para a nossa gente”, afirmou o deputado.

Thiago também destinou emenda para o projeto “Jovem Inovador” que atendeu centenas de alunos das escolas estaduais de Rondonópolis, com palestras e aulas sobre empreendedorismo de inovação e de tecnologia. O parlamentar também indicou e tem trabalhado junto à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, a implantação de um Centro de Inovação Tecnológica, em Rondonópolis, voltado à agropecuária.

“O meu entendimento é que devemos fomentar a instalação de empresas nacionais e internacionais, startups e incubadoras, e para isso temos que criar um ecossistema que seja favorável e atrativo. Nosso foco é a geração de mais empregos de qualidade e renda para a população”, disse Thiago.

O parlamentar tem o histórico de incentivar a promoção de políticas públicas que fomentem a ciência e tecnologia. Como vereador de Rondonópolis, entre 2013 e 2017, Thiago foi o autor das leis nº 7.857/2013 que criou um COMCITI – Conselho municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do município, Lei nº 8701/3015 que dispõe sobre instituir no calendário oficial do município a FECITI – Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lei nº 8328/2015 que dispõe sobre medidas de incentivo à Inovação e a pesquisa científica e tecnologica em ambiente produtivo e Lei nº 9.183/2017 para criar o Programa de Política Municipal de Estímulo. Incentivo e promoção ao desenvolvimento local de Startups.

Comentários

Os comentários aqui deixados são de responsabilidade de seu autor. Nos reservamos ao direito de excluir comentários que consideramos ofensivos sem nenhuma aviso prévio.