O deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem trabalhado na Assembleia Legislativa e, também, no período em que atuou como vereador por Rondonópolis, leis e ações efetivas em defesa do meio ambiente e de práticas sustentáveis.
“A preservação do meio ambiente é fundamental para mantermos a qualidade do ar, da água, dos alimentos, e consequentemente a nossa saúde. O desmatamento, a poluição e as mudanças climáticas são desafios urgentes que requerem ações concretas, e o caso do Rio Grande do Sul deixa isto muito claro. Desta forma, temos atuado por mais investimentos em defesa da sustentabilidade e do cuidado com os nossos patrimônios ambientas, que são o Pantanal, a Amazônia e o Cerrado”, afirmou o deputado.
É de autoria do parlamentar a Lei 11.376/2021 que criou o Programa Raízes de Mato Grosso, com o objetivo de preservar as áreas arborizadas e a implantação e plantio de novas árvores em espaços públicos. Thiago também é o autor da Lei 11.506/2021 que trata da criação de Escolas Sustentáveis no Estado, que realiza ações que visem ao desenvolvimento sustentável, e incentiva todos os frequentadores das escolas à adoção de hábitos voltados à preservação dos recursos naturais e à construção de uma unidade escolar ecologicamente sustentável.
Como o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar, Thiago também realizou durante o mandato a doação de mudas ornamentais e frutíferas visando ampliar as áreas sombreadas em Rondonópolis e também em mais municípios de Mato Grosso.
No período em que trabalhou como vereador de Rondonópolis, entre 2013 e 2018, Thiago também teve forte atuação em pautas que tratam do tema sustentabilidade. É de sua autoria a Lei 9807/2018 que criou o Programa “Horta Escolar” nas escolas da cidade, e a Lei nº 9.385/2017 que instituiu o Programa de Coleta Seletiva de Lixo nas Escolas Públicas Municipais e Particulares do Município de Rondonópolis e dá outras providências.
Outras ações de destaque do parlamentar são o projeto de Lei 1.154/2019 que trata da coleta, reutilização e reciclagem de lixo tecnológico Estado e a realização do projeto social Flor do Cerrado com o foco no trabalho de reaproveitamento de alimentos, visando incrementar a geração de renda familiar.