O vereador Thiago Silva (PMDB), está cobrando a reativação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, órgão criado em 2004 e restruturado em 2012, mas que está desativado há quase dez anos. “Encaminhamos um requerimento para que a Secretária de Promoção e Assistência Social nomeie os membros e reative o conselho. Queremos discutir as políticas do estado voltadas para a juventude em nossa cidade, principalmente as de qualificação profissional”, disse o vereador.
Na última sessão ordinária da Câmara Municipal foi aprovado um requerimento de autoria do Vereador Thiago Silva que cobra a instalação do Conselho Municipal da Juventude. O peemedebista defende a reativação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, uma vez que, o órgão tem como função discutir e ajudar na elaboração e formulação de diretrizes e políticas voltadas para a juventude.
“Atualmente, a entidade está desativada e sem membros que respondam por ela e discuta as políticas publicas voltadas para a juventude. Os jovens são cerca de 30% da população de nosso município e a qualificação é muito importante para inseri-los no mercado de trabalho e ao mesmo tempo evitar que a juventude tenha tendências à criminalidade ocasionada pela ociosidade. Eu defendo investimentos em educação e em qualificação profissional, que é a porta de entrada para uma vida melhor e que afasta os jovens das drogas e situações vulnerabilidade”, avaliou Thiago Silva.
Ele explica que sua intenção é colocar em funcionamento a entidade para que o conselho possa propor solução às demandas dos jovens. O CMJ será formado por representantes do Poder Executivo de diversas Secretarias, e principalmente por líderes estudantis, comunitários, esportivos e sociais.
O funcionamento do conselho servirá como órgão norteador para o Poder Público em ações que melhorem a qualidade de vida dos jovens de nossa cidade. A proposta contempla ainda a realização da Conferência Municipal da Juventude a realizada de dois em dois anos, finaliza Thiago Silva.